Imagem & som

HD ou Full HD? LCD, Plasma, LED…o que é isto?


Conheça as diferenças entre HD, FULL HD, LCD, PLASMA e LED

HD OU FULL HD

A televisão de alta defInição tem dois standards: a maior parte dos televisores recentes são já  Full HD, o que significa que tem uma resolução de 1.920 a 1.080 isto quer dizer que são no ecrã 1.080 linhas horizontais. Se o formato for 1.080i, vemos e cada frame de vídeo apenas metade dessas linhas; se for 1,080p, todas as linhas horizontais estão visíveis em simultâneono ecrã, gerando a qualidade de imagem mais pura em alta defenição. Por outro lado os televisores HD-Ready apresentam resoluções de 1366×768. Como se depreende, quanto maior for a resolução (o número de pexeis que um painel de TV consegue apresentar), melhor será a qulidade de imagem. Na realidade dependendo do tamanho do televisor, a diferença  dificilmente se pode notar a olho nu; em televisores co menos de 50’é quase  preciso ser um «especilista» para  perceber a diferença.

LCD vs. Plasma

Os televisores LCD (Liquid Crystal Display) e de Plasma apresentam diferentes tipos de imagem. Em termos genéricos, as imagens dos LCD são mais vívidas, brilhantes e saturadas, enquanto os plasma tendem a produzir imagens com cores mais e “negros” mais realistas. Os LCD consomem normalmente menos, tem preços mais acessíveis e são cada vez mais populares. Marcas como a Sony, a Toshiba ou a Philips abandonaram há muito a produção de plasmas, ainda que, em contrapartida, fabricantes como a Panasonic ou a Samsung continuam a apostar nesta tecnologia-que, claramente tem vantagens; na realidade, muitos “puristas” da imagem preferem-na á tecnologia LCD. Em termos de mercado, os painéis de plasma dominavam inicialmente nos  ecrãs de grandes dimensões, mas face a um aumento crescente do tamanho dos painéis LCD e a uma descida de preços significativa deste tipo de painéis, a tecnologia plasma não conseguiu acompanhar o ritmo e perdeu posição no segmento de consumo. Vantgens mais notórias: níveis de “negros” mais fieis, cores mais naturais, melhores ângulos de visão e imagens em movimento mais nítidas.

O LED

Ao contrário dos plasmas, que tem iluminação própria no painel, os LCD necessitam de uma fonte de luz para produzir uma imagem no ecrã. O que a tecnologia LED (Light Emitting Diode) faz produzir essa energia de retroiluminação que é necessária, mas consumindo muito menos que os habituais tubos de luz fluorescente CCFL – 20% a 30% menos. Em vez de um painel que está atrás do ecrã e ilumina toda a sua superfície por inteiro, encontramos pequenas lâmpadas espalhadas atrás de ecrã, acendendo e apagando em função das necessidades de iluminação de cada imagem apresentada. Quando falamos de LED referimo-nos, portanto, ao inovador tipo de iluminação que recentemente começou a ser utilizado por várias marcas nos seus painéis LCD.


19 comentários em HD ou Full HD? LCD, Plasma, LED…o que é isto?

  1. LUIZA MARIA DA COSTA COELHO

    Tenho uma TV LG 1080P Full HD. Ela precisa de conversor digital Ela foi comprada em 2011.

  2. Marcio Ly

    Com tantos modelos, tipos, preços, marcas..etc fica muito difícil escolher uma Tv. Ainda teremos TV 3D sem óculos da Toshiba que deve chegar no Brasil até o final do ano.

  3. Anderson

    Ainda não está tão acessível as TVs de LED…..mas estão ficando cada vez mais baratas….e a economia de energia será muito boa

  4. Marcello

    LED é a tecnologia do futuro e já está sendo usada em tudo que é lugar: lampadas, farois de carros, monitores de Tvs e etc…é barata, confiável e economica.Fiquei sabendo recentemente que muitos paises vão proibir até 2014 as lampadas incandescentes devido a baixa eficiencia( perde muito energia)e claro a opção será lampadas com tecnologia de Leds. Aos saudositas resta fazer estoque dessas lampadas, na Alemanha aonde a proibição se inica em 2013 já tem gente fazendo isso rsrs.

  5. Marcio Ly

    Qual tem o melhor custo x beneficio? Fica dificil escolher, a informação e muito boa dificil e lembrar disso na hora da compra, ja me perguntaram dessas diferenças e não soube responder.

    • mauro de campos

      as pessoas pensam em tecnologias , mas esquecem que ainda nao temos transmissao em ful hd nas redes de tvs, e ja lancaram o 4k, e tv oled, porque compara tv ful hd se ja temos 4k …

      • Olá Mauro,
        O artigo foi publicado em 23/01/2011, nessa altura ainda não existia tecnologia 4K. Além disso, não é um comparativo, é somente um artigo que explica as diferenças, ainda que de forma sucinta, entre entre HD, FULL HD, LCD, PLASMA e LED.

        Obrigado pela sua visita!

    • Boa pergunta, Wanderson. A resolução máxima de uma TV Full HD é de 1920 x 1080 pixels. Se você chegar perto de uma TV , vai notar uns “pontos” na tela, esses pontos tem o nome de “pixels”. Uma televisão Full HD tem 1920 pixels de resolução horizontal por 1080 linhas de resolução vertical, o que equivale a uma resolução com um total de 2.073.600 pixels ( maior nº de pixels = melhor qualidade da imagem).

  6. Eu as via, as queria mas não tinha a menor idéia das diferenças entre elas e notei quando comprei uma, compra baseada mais no preço do que no saber o que cada uma oferecia, vi que os vendedores também não tem idéia das diferenças entre elas. Na próxima compra, embora o preço vá continuar sendo fator importante na decisão, terei como fazer uma escolha mais acertada em termos de qualidade e satisfação da minha necessidade.

  7. Ivo Macedo

    Eu possuo dois televisores HD aqui em casa e realmente são muito bons, porém tenho uma dúvida quanto à programação em HD, porque que mesmo com o televisor HD sendo que a qualidade já fica excelente, com a programação em HD fica ainda melhor?

    Quero dizer o seguinte: Como é que se concilia esses dois tipos de HD?

    • Jorge Montez Jorge Montez

      Caro Ivo, a diferença está na forma como os programas são filmados. Se o realizador utiliza câmeras full HD então aí é que tira verdadeiro partido do seu televisor

      • Wanderson

        Várias emissoras estão começando a filmar em fullHD e em breve a tecnologia será padrão em todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *