Internet

Mundo testa IPv6 a 8 de Junho


No próximo dia 8 de Junho as principais organizações da internet vão experimentar como é que os seus conteúdos se comportam com o IPv6. Durante 24 horas sites como o Google, Yahoo! ou o Facebook vão testar o novo protocolo de IP, numa iniciativa à escala global coordenada pela “Internet Society”.

Até pode marcar na agenda o dia 8 de Junho, mas o mais certo é que não se aperceba da relevância da data uma vez que são poucos os que crêem que haja distúrbios na transição do IPv4 para o IPv6, havendo quem compare a alteração à mudança de dígitos necessários para um número de telefone. De qualquer modo, mais vale prevenir do que remediar e o World IPv6 pretende ajudar a indústria a trabalhar em colaboração para que o global dos sites possam suportam o novo protocolo.

Daí que este seja um dia histórico. Pela primeira vez desde o início da WWW, os principais actores vão unir esforços para um objectivo comum que é o de disponibilizar o IPv6 a uma larga escala com um mínimo de problemas de serviço. Ao apadrinhar este World IPv6 Day, a Internet Society pretende testar o novo protocolo num ambiente controlado, para que a indústria coopere para a resolução de problemas que eventualmente surjam.

O Ipv6 vai mesmo passar a ser o protocolo da web, uma vez que a versão actual vai ficar esgotada já este ano. A não ser feito nada, daqui a uns meses já não haveria endereços IP disponíveis.

Já várias organizações testaram o novo protocolo IP, mas o mesmo nunca foi testado à escala global. Os especialistas estão confiantes, prevendo que apenas 0,05% dos utilizadores tenham problemas ao longo do dia 8 de Junho e esses problemas existirão fundamentalmente nas pequenas redes domésticas com a desconfiguração do equipamento de rede.

Ao ser desenvolvido a 128 bits (ao invés dos 32 bits actuais), o novo IPv6 aumenta exponencialmente a quantidade de novas “moradas” da web , conseguindo-se um número que desafia a imaginação e que é composto por 36 digitos:

340,282,366,920,938,463,374,607,431,768,211,456

Ou seja, para cima de 340 undecilhões (?)

O número é de difícil compreensão e permitirá que durante muitos (?) anos não seja necessário voltar a mexer no protocolo IP, mesmo com a profusão de equipamentos móveis e com a previsível chegada massificada dos electrodomésticos à rede.

Para saber se a sua conectividade sofrerá alterações com a mudança para o IPv6, pode fazer o teste aqui. Se for detectado qualquer problema, pode ligar ao seu fornecedor para ajudar a resolver o problema.


8 comentários em Mundo testa IPv6 a 8 de Junho

  1. Anderson

    o Ipv6 realmente é algo indispensável nos dias de hoje….e acredito que ele irá durar por um tempo em breve

  2. Marcio Ly

    Essas mudanças são nescessarias porque dizem que os endereços da internet podem acabar até 2012, está certo eles tem que correr atrás com atecendencia pois o crescimento da internet e muito acelerada. Sem falar que eles estão também visando melhorar a qualidade da internet.

    • Wanderson

      Milhares de sites e blogs são criados todos os dias (a maioria é spam) e com o número de ips acabando não resta outra alternativa a não ser aumentá-lo, claro que para nós esta transição será quase imperceptível.

  3. Marcello

    Este novo protocolo vem resolver um problema de limitações de ips, agora com o ipv6 com certeza durante muitos anos não teremos problemas neste sentido já que o numero inimaginável de mais de 340 de Undecilhões dificilmente será atingido na próxima década e creio que até no próximo quinquenio.

  4. Letícia Faria

    Pra quem precisa da internet pra sobreviver, vale a pena marcar o dia na agenda. Podemos nem perceber a transição mas, por via das dúvidas, melhor prevenir a perda de tempo, dinheiro ou de relacionamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *