Internet

Publicidade na net ultrapassa imprensa


A publicidade online nos Estados Unidos em 2010 ultrapassou pela primeira vez o valor investido na imprensa tradicional. Os anunciantes gastaram 25,8 bilhões de dólares (25,8 mil milhões) nos midia online, mais 0,1 bilhão do que nos jornais e revistas. Este número torna a internet como o segundo meio com maior investimento dos anunciantes no mercado norte-americano, apenas ultrapassado pela TV.

De acordo com um estudo desenvolvido pela eMarketeer, a colocação de publicidade online subiu 13,9% em 2010, atingindo novos máximos. Mas como os recordes foram feitos para serem batidos, a empresa estima que os gastos publicitários na internet só nos EUA ultrapassem os 30 bilhões de dólares em 2012 e atinjam a barreira dos 40 bilhões em 2014.

Para a eMarketeer existem três razões que explicam o crescimento da publicidade online: a confiança nos resultados, a aposta das grandes marcas e as pequenas e médias empresas. Para os analistas – e apesar de parecer um contra-senso – a turbulência económica leva a um maior investimento na publicidade online por esta ser mais facilmente dirigível para os público-alvo do que nos midia tradicionais e, assim, ter um retorno mais efectivo.

Depois há a questão das grandes marcas e dos pequenos negócios, que vêem nos midia online uma oportunidade por razões bem diversas. Enquanto que as grandes marcas consideram que a internet já possui ferramentas e velocidade que a tornam apelativa, os pequenos negócios vêem uma oportunidade de publicitar com eficiência a baixos custos.


10 comentários em Publicidade na net ultrapassa imprensa

  1. Marcio Ly

    A publicidade na net ainda tem muito campo para crescer, a medida que países como o Brasil da apoio ao crescimento em acesso a redes e tecnologias. Muitas empresas vão lucrar com os clicks de usuários consumistas.

  2. Wanderson

    Qualquer um pode anunciar na internet , e a vantagem disso é a maior visibilidade do público. O anunciante está a apenas um clique.

  3. Anderson

    Hoje, a informação chega muito rápido pela internet….não é a toa que os investimentos da publicidade está aumentando nessa área

    • Wanderson

      Pena que muitas empresas apelem para o envio de spam ao ivés de investir em um plano de publicidade. Quem investe geralmente recebe em lucro!!!

  4. Marcio Ly

    84% dos executivos brasileiros usam rede sociais, veja a pesquisa abaixo, por isso cresceu muito propagandas na net.

    A pesquisa CDN de Credibilidade da Mídia (2010/2011), realizada no final do ano passado e divulgada recentemente, aponta que 84% dos executivos brasileiros usam redes sociais. A maioria está no Orkut (53%). Em segundo lugar está o Facebook (18%), seguido por Twitter (16%), MSN (5%), MySpace (4%) e LinkedIn (2%).

  5. Marcio Ly

    Isso iria acontecer era inevitavel, fiz algumas pesquisas dias atrás para anunciar um produto e como e barato anunciar na internet e com um alcançe muito maior que publicidade na imprensa.

  6. Marcello

    É novamente o reflexo da nova era, a era da internet, da informação on line, sinceramente quem vai perder tempo hoje procurando informações em veiculos tais como páginas amarelas e jornais sendo que existem sistemas mais precisos e práticos como os sites de busca por exemplo.

    • Wanderson

      É verdade Marcello, hoje em dia os classificados e as vagas de emprego estão a apenas um clique. Não sabe como usar, sempre há um tutorial para lhe ajudar. A internet é assim e ninguém a critica por isso.

  7. Letícia Faria

    É certo que os baixos custos está nos argumentos dos pequenos empresários para optar pela publicidade online. Para o jornalismo, fica a lição e talvez um cutucão para repensar valores, abordagens e serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *