Destaques, Internet

70 % do Spam é de serviços financeiros fraudulentos


O relatório sobre spam produzido pela associação da indústria do setor móvel (GSMA) revela que 70 por cento do spam produzido em todo o mundo são serviços financeiros fraudulentos e tentativas de pishing de dados bancários.

Os ataques de spam estão a mudar. Os tradicionais envios de publicidade estão a diminuir e os novos spam são produzidos por cibercriminosos que tentam cometer fraudes ou mesmo roubar dados bancários dos usuários da internet. É necessário um cuidado cada vez maior na divulgação de dados.

De acordo com o relatório, existem algumas diferenças no tipo e conteúdo dos ataques a nível regional. Na Europa, aproximadamente um quarto do spam reportado são de lotarias fraudulentas, empréstimos e reclamações de seguros. Um quinto do spam é com conteúdo adulto. Já na América do Norte (não são fornecidos dados relativos à América do Sul) existem muitos relatos relacionados com empréstimos. Os ataques na Ásia são maioritariamente relacionados com fraudes relacionadas com sites de jogos, seguidos por serviços fraudulentos.

Apesar de se verificar uma diminuição de spam a nível global estes ataques estão a tornar-se mais perigosos para os usuários.

(Imagem:J.Anderson)

7 comentários em 70 % do Spam é de serviços financeiros fraudulentos

  1. Anderson

    Esses phishing realmente sabem mexer com a mentalidade humana: dinheiro, jogos, sexo….o que mais chama a atenção da humanidade?

  2. Marcio Ly

    Recebi um desses spam onde a pessoa dizia que precisa de minha ajuda para receber uma herança com um valor muito alto e solicitava meus dados para concluir a negociação, realmente se não ficarmos atentos podemos cair nun desses golpes que são são comuns nos dias de hoje.

  3. Rodrigo

    Tem que ficar esperto ao abrir e-mails desconhecidos, tem muito criminoso querendo sacar seu dinheiro de uma forma mais facil, assim roubando dados pessoai da vitima é lamentavel essa situaçao.

    • Marcello

      Já recebi vários mails deste tipo, tem alguns até engraçados dizendo que ganhei milhões em loterias inglesas, o detalhe é que eu não jogo em loterias européias rsrs, então devem ter feito o bilhete pra mim rsrs. Esse tipo de bandido gosta de pegar gente inocente ou ganaciosa em busca de lucro fácil.

    • Anderson

      Recebi ontem um email de um Banco Britânico, falando que eu tinha ganhado 50 000….e era pra eu entrar em contato….ahhh se fosse verdade isso….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *