Destaques, Internet

Museus do mundo à distância de um click


A Google lançou o Art Project, um novo serviço que permite visualizar com detalhe obras de arte de museus de todo o mundo. Faltam ainda alguns dos mais importantes, mas a maioria das grandes coleções está online e à distância de um click.

O Art Project utiliza a tecnologia do Google View Street e permite aos usuários viajar pelos maiores museus do mundo e parar para observar as obras de arte que lhe interessarem, possibilitando um detalhe impressionante.Ainda faltam alguns dos mais emblemáticos museus do mundo, como o Louvre ou o Prado, mas a maioria disse presente ao desafio lançado pelo Google depois depois de alguns funcionários apaixonados por arte ter pensado “como poderiam utilizar a tecnologia para ajudar os museus a tornarem as obras de arte mais acessíveis”, nas palavras de Amit Sood, o líder do projeto.

Mais de mil obras de arte foram digitalizadas em alta resolução e 17 das mais emblemáticas foram-no com super resolução (da ordem dos gigapixel) e permitem um detalhe extremo.

Aderiram já ao projeto 17 museus de 11 cidades, entre os quais o Hermitage de São Petersburgo, que é maior museu do mundo, o MoMA de Nova York, a National Gallery de Londres o ou Reina Sofia de Madrid.

Nelson Mattos, o vice-presidente de engenharia do grupo Google, afirma que o Art Project “representa um grande passo na maneira como as pessoas vão passar a interagir com os tesouros de arte espalhados pelo mundo”


8 comentários em Museus do mundo à distância de um click

  1. Anderson

    Pensando por um lado, esse lado pode até ser ruim….pq…se isso continuar a aumentar para outros setores, como Exposições de Arte / Cerâmica, entre outros, as pessoas ficarão apenas em frente ao computador….

    • Wanderson

      E assim como o mundo não está mais enviando cartas, logo os museus podem ser substituídos por uma tela.

  2. Marcello

    Mais uma prova do vanguardismo do Google e de sua liderança inconteste e cada vez maior dos outros simples buscadores existentes na internet.

  3. Marcio Ly

    Muito legal esta dica para que gosta de visitar museu, com apenas alguns clicks você pode entrar pelos corredores do museu de Londres na Inglaterra, olhar para todos os lados , visualizar as obras bem de perto. A Google realmente sempre surpeende com os seus projetos.

    • Wanderson

      Por isso que se tornou uma das maiores empresas do mundo, as ferramentas do google são inovadoras e acima de tudo úteis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *