Nokia rejeitou Android contra “duopólio”

Mobile World Congress (Barcelona) – A decisão da Nokia de se juntar à Microsoft e passar os seus celulares/telemóveis a correr em Windows 7 teve como premissa evitar um “duopólio” no marcado móvel entre a Google/Android e a Apple.

A afirmação foi feita pelo CEO da Nokia em conferência de imprensa realizada no âmbito do Mobile World Congress. Stephen Elop afirmou aos jornalistas que a Nokia foi “assediada” quer pela Microsoft quer pela Google (Android) nas semanas que antecederam o acordo firmado com a empresa de Steve Ballmer na última quinta-feira.

“A decisão de optar pelo Android levaria o ecossistema móvel em direção a um duopólio, mas quisemos criar um novo jogador”, sublinhou Elop ao referir-se à nova parceria com a Microsoft.

Pelo menos no curto prazo, o produtor finlandês de dispositivos móveis pretende continuar a investir no seu próprio sistema operativo, o Symbian, para que a Nokia consiga fazer “uma transição cuidada” para o Windows Phone 7. Numa primeira fase, a parceria assumirá a forma de um acordo de utilização, com a Nokia a pagar à Microsoft pela utilização do seu software. Mas Elop sublinha que conseguiu uma “significativa transferência de valores” em termos financeiros para a Nokia com este acordo, como resultado da diminuição das despesas de operação e novas formas de dividendos, tais como o acesso às capacidades de busca e publicidade da Microsoft.

“A contribuição financeira vai-se traduzir em bilhões, não em milhões”, garantiu o CEO da Nokia.

Artigo anteriorPróximo artigo
Jorge Montez
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais mídia portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. É licenciado em Ciências da Comunicação. | Google +

6 Comentários

  1. O WP7 deve se estabelecer e conquistar mercado aos poucos, enquanto o Android provavelmente vai dominar a maior parte do mercado.

  2. Vamos ver se essa nova formação trará frutos para ambas empresas, que estão perdendo espaço no ramo dos smartphones.

  3. A Nokia é uma empresa importante no mercado de telefonia móvel e tradicionalmente os Filandeses são prudentes, só saberemos do resultado desta “simbiose” com a Microsoft no futuro, sem bem que creio que deram um tiro no pé pois o Google com seu sistema operacional Android devem em breve dominar o mercado.

  4. Seria péssimo se houvesse apenas dois sistemas dominantes, felizmente a nokia e a microsoft deram um passo grande e vão ameaçar a concorrência.

  5. A Nokia e uma grande empresa multinacional e não poderia deixar que a concorrencia ficasse somente entre Google/Android e a Apple, principalmente que como disse o CEO da Nokia estão falando em bilhões.

  6. Acho que a Nokia e a Microsoft deram um excelente passo, mas tem que “correr” para não perderem cota de mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *