Negócios

Plataforma BASE da Wedo terá data centre em Portugal


Mobile World Congress (Barcelona) – A portuguesa Wedo Technologies acaba de lançar um novo produto para operadores móveis com menos de um milhão de assinantes. O BASE é uma solução de gestão de roaming, podendo os operadores optar por um serviço de outsoursing, com a gestão a ser prestada pela Meucci, o novo parceiro da empresa portuguesa. Sérgio Silvestre, da Wedo, afirmou ao Tech&Net que “é provável que o data centre fique localizado em Portugal”.

A Wedo Technologies é líder mundial de Revenue Assurance, com 140 clientes espalhados por 78 países dos cinco continentes, tendo desenvolvido um software que permite encontrar a informação que se perde entre a transmissão dos dados e a faturação. Sérgio Silvestre, vice-presidente da companhia, afirmou ao Tech&Net que o software “permite recuperar um terço do dinheiro perdido”.

Todos os anos, as operadoras perdem entre 0,3% a 1% do total das receitas porque a informação transforma-se ou perde-se no circuito interno das empresas. “Estamos a falar de milhões por cada operador”, salientou Sérgio Silvestre, que garantiu que o sistema da Wedo “permite recuperar um terço do dinheiro perdido”.

Entre a chamada feita pelo usuário e a chegada da conta, “o processo passa pelo comutador, pela mediação, faturação e cabimentação, pelo menos e a informação perde-se ou transforma-se”. É aqui que entra o software da Wedo. O seu produto premium, o Raid, permite analisar 3 biliões de registos por dia, detetar os erros e procurar a solução.

De acordo com Sérgio Silvestre, as empresas de telecom “têm um retorno do investimento em 6 a 9 meses”.

O novo produto agora lançado pela Wedo, o BASE, destina-se a operadores móveis com menos de um milhão de assinantes e tem por objectivo a gestão do roaming, um serviço que é estandardizado e muito regulado. “Operadores de outros continentes que não a Europa têm dificuldades em encontrar especialistas em gerir roaming” e é aqui que entra a parceria com a Meucci. A gestão do roaming possibilitada pelo serviço vai desde a implementação de acordos até à monitorização.


6 comentários em Plataforma BASE da Wedo terá data centre em Portugal

  1. Helder Sparto

    me parece daquelas empresas que ninguém consegue dizer o que faz (=nada..).
    Essa Wedo é uma anedocta 🙂
    Pergunte a qualquer trabalhador da weDo o que ele faz aqui no Brasil e ele não sabe responder:-)
    (Faz burocracia.. )

  2. Marcello

    Muito importante a gestão de custos nas empresas e nas menores torna-se um fator determinante pois com redução de “perdas” que o sistema Wedo faz para as pequenas operadoras as mesmas podem repassar este desempenho para seus usuarios ou reverter esta “sobra’ em desenvolver novas competencias em seus negócios.

  3. Marcio Ly

    Quando um celular não está na sua área local, ou área de mobilidade, ele está em roaming. Com certeza as empresas investem muito nesssas tecnologias que ajudam a solucionar problemas que podem trazer prejuizos. Afinal se nos não gostamos de perder dinheiro imaginem as empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *