Apple revela novos sistemas operativos a 6 de Junho

A Apple vai revelar pormenores sobre os seus sistemas operativos na conferência mundial de desenvolvedores (WWDC) que está marcada para San Francisco, nos Estados Unidos, de 6 a 10 de Junho.

“Durante a conferência deste ano vamos desvendar o futuro do iOS e do Mac OS”, disse Philip Schiller, Senior Vice-President of Worldwide Product Marketing da Apple. “Se for um programador de software para iOS ou Mac OS X, este é um evento obrigatório”.

Durante o evento serão feitas demonstrações de novas aplicações que os programadores podem criar com as10 bilhões appsavançadas plataformas de desenvolvimento da Apple e mais de uma centena de sessões técnicas conduzidas por engenheiros da companhia. A App Store da Apple já ultrapassou os 10 bilhões de downloads de aplicativos.

No WWDC 2011 serão realizadas mais de cem sessões técnicas relacionadas com o desenvolvimento, utilização e integração das últimas tecnologias presentes no iOS e no Mac OS, sendo que os desenvolvedores terão “mais de mil engenheiros” da Apple a darem-lhes apoio na programação de código.

No final do evento serão atribuídos os Apple Design Awards, que distinguem as aplicações para iPad, iPhone e Mac que atingiram a excelência técnica e graus de inovação e design ímpares.

Os bilhetes para o WWDC 2011 estão à venda online, pelo preço de 1.599 dólares. A conferência surge depois do sucesso do lançamento do iPad 2, apenas um ano depois de a Apple ter revolucionado o conceito de utilização dos dispositivos móveis e de a Apple ter colocado no mercado a nova versão da gama Pro dos MacBook.

SAN FRANCISCO - MARCH 02:  Attendees plays with the new iPad 2 during an Apple Special event to unveil the new iPad 2 at the Yerba Buena Center for the Arts on March 2, 2011 in San Francisco, California. Apple CEO Steve Jobs unveiled the iPad 2 as the successor to its popular tablet, the iPad.  (Photo by Justin Sullivan/Getty Images)
(Photo by Justin Sullivan/Getty Images)

Entretanto, a Apple anunciou a saída de Bertrand Serlet, Senior Vice-Presidente de engenharia de software Mac, vai abandonar a empresa. Serlet ingressou na Apple em 1997, e esteve envolvido na definição, desenvolvimento e criação do Mac OS X. Antes de se juntar à Apple, Serlet esteve quatro anos na Xerox PARC, juntando-se depois à NeXT em 1989. Serlet tem um doutoramento em Computer Science da Universidade de Orsay, França.

bertrand serlet“Trabalhei com o Steve Jobs durante 22 anos e passei alturas incríveis a desenvolver produtos, tanto na NeXT, como na Apple, mas nesta altura, quero focar-me menos em produtos e mais em ciência”, afirma Bertrand Serlet em comunicado da empresa.

Artigo anteriorPróximo artigo
Jorge Montez
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais mídia portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. É licenciado em Ciências da Comunicação. | Google +

13 Comentários

  1. O número de aplicativos gratuitos no Android Market, do Google, superou o total de programas grátis para iPhone disponíveis na App Store, da Apple.

  2. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>………
    nao sei se voce é de portugal, se for, whatever…
    mas sistema é sistema operacional, não operativo.
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>………

    1. Obrigado pelo reparo, João, mas é mesmo uma questão do lugar onde nos encontramos. Em Portugal utiliza-se sistema operativo. Aqui no Tech&Net vamos optar por colocar as duas formas a partir de agora, a exemplo do que fazemos com tela/ecrã e celular/telemóvel.

  3. Agora vão ter que explicar como que dois pesquisadores independentes, Alasdair Allan e Pete Warden, descobriram que o iPhone e o iPad 3G registram constantemente a localização de seus usuários num arquivo oculto dentro dos aparelhos. Sendo que registros como este só são feitos por aparelhos celulares.

  4. Para designers os equipamentos Apple são obrigatórios,já para o usuarios em geral um Windows vai muito bem.

  5. Que bom que conheci o TECH&NET com certeza tão logo eles anunciem as novidades lá veremos aqui em primeira mão. Pra que gastar 1599 dolarés..

  6. Falemos a verdade:sem um kernel Mach e o BSD, os sistemas operacionais da Apple estariam defasados, ultrapassados e à margem da sociedade.
    Ainda bem que afanaram tudo isso, senão, a Apple teria apenas caixotes iluminados, não produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *