Destaques, Redes sociais

Facebook ultrapassa 13 milhões de usuários no Brasil


Facebook VS Orkut

O Facebook já ultrapassou os 13 milhões de usuários no Brasil, tendo um crescimento de 119 por cento nos últimos seis meses. O Orkut é de longe a rede mais popular mas começa agora a ser ameaçada pela rede social que Mark Zucherberg lançou há sete anos.

O crescimento do número de usuários do Facebook no Brasil é muito expressivo, tornando este país no 12º a nível mundial quanto ao número de usuários. Ainda há seis meses, o número de usuários era apenas de 6 milhões. Números disponibilizados pelo site Socialbakers dão conta que atualmente aquela rede social tem mais de 13.409.000 usuários, mas ainda com um grande grau de evolução, uma vez que apenas 17,66 por cento da população online utiliza aquele site.

É exatamente essa perspetiva de evolução que torna o Facebook uma ameaça real ao Orkut. A rede social da Google é utilizada por mais de 70 por cento dos usuários da internet brasileiros, de acordo com um estudo do Ibope,  e o seu potencial de crescimento é apenas igual ao da penetração da internet no país. Atualmente, o Orkut tem cerca de 30 milhões de usuários no Brasil, país onde o tráfego em redes sociais e blogs aumentou 50 por cento no último ano, de acordo com uma análise da comScore.

O Facebook é utilizado maioriamente por mulheres e 66 por cento dos usuários brasileiros tem entre 18 e os 34 anos.

Já em Portugal, a situação é bem diferente. O Facebook lidera com quase três milhões e meio de usuários e uma taxa de penetração de 65,41 por cento na população com acesso à internet. O acesso é maioritariamente masculino e 59 por cento dos usuários têm entre os 18 e os 34 anos.

(atualização) Em Abril, o Facebook chegou quase aos 18 milhões de usuários no Brasil. Veja todos os dados no infográfico do Tech&Net.


26 comentários em Facebook ultrapassa 13 milhões de usuários no Brasil

  1. Carla

    De que adianta estar em um dos melhores se ele vive dando erro… já fui bloqueada por 30 dias idiotice, e isso acontece porq algumas pessoas na hora de recusar o convite respondem akela pergunta que tem “vc conhece fulano fora do facebook” e tambem pelo número de amigos em comum com a pessoa que vc convidou, mas nem sempre quem eu conheço conhece meus outros amigos, sem contar que agora o facebook quer saber quem são seus amigos de verdade ou não, isso é uma rede social em que você conhece as pessoas não para ficar a disposição do facebook……

  2. Marcio Ly

    Pela primeira vez, o Facebook apareceu à frente do Orkut, em termos de audiência, entre os usuários brasileiros. Segundo ranking elaborado pelo site Alexa.com, o Facebook é o quarto site mais acessado pelos brasileiros enquanto o Orkut aparece na sexta posição.

    • Anderson

      caramba….isso sim que é um incentivo aos fãs….
      ficaria honrado em ter meu nome estampado nessa máquina

  3. Marcio Ly

    O ORKUT ainda pode melhorar, não esquecemos que pertence ao Google e se eles resolverem podem transformar está rede no sucesso como foi um dia.

    • Wanderson

      O google está tentando Marcio, já chegou até a copiar o Facebook. Isso mostra o desespero do google para não deixar o Orkut ter o mesmo fim que o google Wave teve!

    • Anderson

      bom, um dos únicos países que o Orkut fez mais sucesso foi aqui no Brasil….
      lá fora, o poder do facebook é muito superior….
      e hoje, os brasileiros estão se migrando para o facebook

  4. Anderson

    O orkut está tentando ficar parecido com o Facebook….
    mas está apenas piorando…e cada vez perdendo sua identidade.

  5. Marcello

    É uma guerra eterna em busca de novos consumidores, o Google vai enfrentar um grande concorrente e com certeza está ciente disso e não creio que vá se tornar um Yahoo que perdeu mercado por falta de visão e gestão.

  6. Rodrigo

    O ORKUT ESTA DEFASADO, COM MUITOS ESCANDALOS DE DIVULGAÇOES DE MÁ CONDUTA DE ALGUNS DE SEUS USUARIOS, PERDEU ESPAÇO NO MEIO DAS REDES SOCIAIS, EO FACEBOOK TEM CONQUISTADO O PUBLICO EM GERAL.

  7. Letícia Faria

    É nítida essa mudança. Faço parte dessa massa. Até o ano passado eu recebia os convites do Facebook e pensava: ah, é só mais uma rede de relacionamentos. Depois que abri minha conta estou pensando em desistir do Orkut.
    Em contrapartida, o Orkut tenta dar uma “cara” de Facebook no site, tentando manter os usuários. Mesmo assim ele ainda não me convenceu.

  8. Caso o Orkut não inove, e inove com qualidade, em instantes deixara até a nossa memória. No ritmo em que o Facebook tem crescido dificilmente não atropelará o Orkut.

  9. O Orkut já teve a sua chance. Agora é a vez do facebook. Porquê? É simples perceber: só abrir os dois sites e comparar, não se iguala, apesar de serem da mesma categoria de sites “redes sociais”. As redes sociais têm proporcionado mais do que uma forma de interação e partilha entre os internautas. Hoje usar uam rede social é mais do que apenas relacionar. Facebook tem se tornado uma “febre” entre os internautas. Esbanja recursos, agilidade, leveza. Percebo que a cada dia há novas mudanças, tudo para ajudar na forma como os internautas se relacionam na rede. Para quem viu o Filme “Rede Social” dá para entender a lógica por trás desse engenho da atualizade… Compartilhar algo, procurar pessoas, enviar mensagens, comentar publicações e tantas coisas mais, faz do facebook a maior rede Social do mundo. O Brasil é um país promissor e creio que daqui a pouco tempo o Facebook liderará o ranking da rede social mais usada. Percebo isso onde moro. Todo mundo tem uma conta no Facebook… glórias ao Mark Zucherberg.

  10. Marcelo-Serra/ES

    Olá Jorge,

    Li em um blog que o facebook provavelmente passará o orkut ainda este ano,provavelmente em setembro,não acho nada absurdo dado o crescimento espantoso desta rede social que já possui inclusive 1 filme e 2 livros,e agora com a abertura de um escritório em SP as coisas ficarão mais fácil porque com certeza Mark Zuckerberg já deve estar de olho no mercado brasileiro,só falta melhorar a questão das comunidades e ter um espaço para colocarmos nossos vídeos favoritos,mas acredito que as melhorias e mudanças devem ocorrer breve,inclusive na interface.

    A google quando entregou o projeto orkut para os brasileiros em 2008 mostrou falta de interesse pela rede social o que acabou comprometendo tudo,se não fosse o Brasil o orkut praticamente não existiria,mas estou sabendo que em maio a google lançará uma nova rede social,seria isso verdade?

    Sobre a analogia com a aldeia gaulesa,rs,é mais ou menos isso,é que o Brasil é um país continental onde o orkut tem muitos usuários e por isso esta fase de migração não poderia se dar de uma noite para o dia.Acredito em duas etapas,os usuários terem conta nas duas redes e posteriormente irem abandonando o orkut lentamente.

    Abraços!

    • Jorge Montez Jorge Montez

      É verdade Marta, no que diz respeito à hegemonia do Facebook, o Brasil parece mesmo a aldeia gaulesa. Será que o Orkut consegue resistir?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *