Destaques, Internet

Internet Explorer 9 já está disponível


A Microsoft disponibilizou hoje a versão final do Internet Explorer 9, depois de meses de testes. O novo browser é tido pelos especialistas como sendo muito mais fiável do que o 8, que tinha graves insuficiências ao nível da segurança. O Internet Explorer 9 surge depois de meses de testes e de 40 milhões de downloads da versão beta.

O Internet Explorer 9 não é uma atualização do anterior browser da empresa, tendo a Microsoft construído de raiz o novo produto, que constitui um novo passo em frente em termos de rapidez e de melhoria ao nível dos gráficos, graças à utilização de aceleração por hardware.

Com efeito, o novo browser da Microsoft tira partido do potencial do hardware dos computadores pessoais para melhorar o desempenho global da navegação na Web. O Internet Explorer 9  “faz o rendering dos sites utilizando a GPU do computador (Graphics Processing Unit), e não apenas o CPU (Central Processing Unit), desbloqueando o potencial do PC anteriormente inexplorado pelos browsers existentes”.

Segundo a empresa, “os programadores podem agora criar rapidamente websites mais atractivos, que se comportam como aplicações nativas que utilizam HTML5 interoperável ou plug-ins como o Microsoft Silverlight ou Adobe Flash Player e o, sendo que cada um deles irá tirar partido da aceleração por hardware no Internet Explorer 9 nas próximas versões”.

A Microsoft classifica o Internet Explorer 9 como sendo um “browser criado para dar protagonismo aos websites. “funcionalidades como a fixação de sites ou a lista de atalhos (jumplist) permitem aos usuários colocar os seus websites diretamente na barra de tarefas do Windows 7, como se fossem aplicações, e executar tarefas de forma rápida e fácil.

“Agora sim, acreditamos que os utilizadores podem usufruir do verdadeiro potencial da web e, simultaneamente, tirar real partido do hardware dos seus PCs para conseguirem um bom desempenho do browser. Com o IE9, os websites passam a funcionar como aplicações no Windows 7, com funcionalidades como a fixação de sites na barra de tarefas (taskbar), lista de atalhos (jumplists), etc. “, afirma Nuno Alves da Silva, diretor de Grande Consumo e Servços Online da Microsoft Portugal.

A Microsoft afirma que o Internet Explorer 9 é diferente dos outros browsers por ser mais rápido, pois otimiza o hardware do computador, por ter mais espaço para apresentação dos sites, “pois a barra de navegação do browser tem uma espessura mínima”, por ter “uma caixa única para colocar o endereço do site ou fazer pesquisas na internet; e por estar totalmente integrado com o Windows 7, “pois os sites são apresentados como se fossem programas, afixados na barra de tarefas e com menus de atalhos”.

A Microsoft disponibiliza o site BeautyoftheWeb.com, onde é possível ver alguns dos exemplos de desenvolvimento do mundo inteiro e as funcionalidades no novo browser, que pode ser descarregado aqui por usuários portugueses, ou aqui por usuários brasileiros.


16 comentários em Internet Explorer 9 já está disponível

  1. Wanderson

    Enquanto o IE9 foi baixado 40 milhões de vezes em sua versão beta durante meses, o novo Firefox já foi baixado mais de 100 milhões de vezes.

  2. Anderson

    “O Internet Explorer 9 “faz o rendering dos sites utilizando a GPU do computador (Graphics Processing Unit), e não apenas o CPU (Central Processing Unit), desbloqueando o potencial do PC anteriormente inexplorado pelos browsers existentes”. ” Se realmente cumprir isso, até seria interessante voltar a utilizar o IE…
    mas no momento estou satisfeito com o Chrome

  3. Marcello

    Particularmente tenho como principal navegador o mozilla firefox, entretando o internet explorer fica como uma segunda opção de navegador caso não consiga ter acesso as paginas pelo mozilla,mas, pelo que li o internet explorer 9 incorporou novas funcionalidades e ficou mais interessante, talvez baixe o mesmo.

  4. eliton

    galera me desculpem mas ainda prefiro o Firefox, ou o chrome os dois são muito mais rápidos que o IE, principalmente quando se fala de abrir imagens, embora o Firefoz fique um pouco lento apos um certo tempo de uso, mas isso se resolve limpando o cache.

  5. Marcio Ly

    O IE9 está muito melhor do que o 8. Tela muito mais limpa e mais organizada. Muito mais rápido. Até voltei a usar ele por umas duas semanas, mas depois saiu o Google Chrome 10 e eu voltei a usa-lo.

  6. Wanderson

    Muito bom! O IE9 está muuuuito mais rápido e aproveita muito bem a aceleração por hardware. Parábens à microsoft1

  7. Rodrigo

    A Microsoft ta de parabens, e nao é so isso que esta no artigo tem tambem uma novidade pra os navegadores e internautas de plantao, é a ocultaçao de dados pessoais, isso é o principal fator entre os hackers que invadem PCs pessoaia, publicos ou grandes corporaçoes,a descoberta de dados pessoas dessas vitimas que navegam descuidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *