Destaques, Tecnologia

Nintendo 3DS: Caraterísticas técnicas e jogos


A Nintendo 3DS já está à venda no Brasil e em Portugal. O novo produto da marca é um passo em frente nas consolas portáteis. Não é apenas o ecrã/tela 3D a fazer a revolução, é também a conetividade que se destaca na nova 3DS, assim como o facto de ser totalmente localizada em português.

Depois do lançamento, já é possível, com mais calma, mostrar o que de diferente tem a nova consola da Nintendo, sendo que desde já se pode dizer que se está com dúvidas em gastar 249 € / R$999 numa consola, a 3DS aceita os jogos da consola anterior, a DS.

A nova consola da Nintendo  tem três câmeras, sendo duas exteriores que permitem fotografar em 3D e uma interior, apontada para o usuário. Ao contrário das anteriores, tem também dois ecrãs/telas: o inferior é tátil e faz uso de um stylus telescópico, que se guarda na própria unidade. O ecrã/tela superior apresenta imagens em 3D que podem ser vistas sem óculos especiais, sendo que existe um regulador de 3D que permite ajustar a profundidade do efeito ou mesmo desativá-lo completamente. No final do post, pode ver um vídeo com as novas funções da Nintendo 3DS

nintendo explicação

A consola tem um sensor de movimentos e um sensor de giroscópio que reagem ao movimento e à inclinação, o que torna a experiência de jogar alguns dos títulos disponível verdadeiramente mais entusiasmante. Além do botão direcional já existente noutras consolas Nintendo DS, a 3DS tem ainda um botão deslizante para um controlo de movimentos mais preciso. Com o recurso a cartões RA, é possível jogar-se em realidade aumentada.

Mas é a na conetividade que a Nintendo 3DS se destaca, com a função StreePass que permite ao usuário que ande na rua com a sua consola ligada estabelecer uma ligação sem fios com outras consolas Nintendo 3DS pelas quais passe, proporcionando-lhe assim os elementos de diversão e surpresa advindos de encontros casuais. Cada vez que abrir a Nintendo 3DS poderá ver se outra personagem Mii o cumprimentou na Praça Mii StreetPass, o que, consequentemente, o ajudará a concluir os minijogos StreetPass. Muitos jogos também utilizam o StreetPass para trocar dados e nem é necessário ter o Cartão de Jogo na consola. Quando a luz que se encontra no canto superior direito da Nintendo 3DS se acender, saberá que terá trocado dados com alguém e que lhe espera uma nova surpresa.

Com a função SpotPass são estabelecidas ligações com pontos de acesso Wi-Fi para conexão automática à internet, mesmo que a consola esteja em modo de descanso, o que permite que – depois de ligada – a Nintendo 3DS possa receber regularmente novos conteúdos e atualizações.

A Nintendo 3DS traz já instalado o seguinte software:

nintendo realidade aumentada

Editor Mii, que permite aos usuários criarem personagens Mii de forma ainda mais fácil usando uma câmara para tirarem uma foto de uma pessoa. Possibilidade de exportar personagens Mii como uma imagem ou como QR Codes. O utilizador pode também importar personagens Mii da sua Wii através de uma ligação sem fios.

Praça Mii Street Pass: Um local de convívio com outras personagens Mii encontradas durante o dia com a consola  no modo de descanso.

Som Nintendo 3DS: Ferramentas de manipulação de som e a capacidade de reprodução de ficheiros MP3 ou AAC.

Câmara Nintendo 3DS: permite aos usuários tirarem fotos em 3D e explorarem os filtros para criarem imagens divertidas. Podem exportar fotografias digitais usando o Cartão SD para uso pessoal como, por exemplo, em sites de redes sociais.

Face Raiders: Os usuários podem divertir-se com fotos manipuladas em que as suas caras se tornam inimigos voadores que devem atingir outros.

Registo de Atividade: Permite aos usuários registarem o tempo que passaram a jogar determinado título e os passos dados durante o dia.

Controlo Parental: Permite aos usuários restringirem o acesso de crianças à Internet, a conteúdos 3D e a outras funções.

A nova consola tem compatibilidade com produtos anteriores, permitindo aos usuários jogarem títulos para a Nintendo DS e Nintendo DSi em 2D. Mas já tem uma boa gama de jogos no mercado, sendo que Nelson Calvinho, PR da Nintendo Ibérica, afirmou ao Tech&Net que já há mais de 70 títulos em desenvolvimento.

Jogos já disponíveis:

nintendogs + cats: Golden Retriever e Novos Amigos (Nintendo)

nintendogs + cats: Buldogue Francês e Novos Amigos (Nintendo)

nintendogs + cats: Caniche Toy e Novos Amigos (Nintendo)

Pilotwings Resort™ (Nintendo)

Super Street Fighter™ IV 3D Edition (Capcom / distribuído pela Nintendo)

The Sims™ 3 (Electronic Arts)

PES 2011 3D – Pro Evolution Soccer (Konami Digital Entertainment)

LEGO® Star Wars™ III The Clone Wars™ (LucasArts)

RIDGE RACER™ 3D (Namco Bandai)

Super Monkey Ball™ 3D (SEGA)

SAMURAI WARRIORS: Chronicles (TECMO KOEI)

Asphalt™ 3D (Ubisoft)

Tom Clancy’s™ Ghost Recon® Shadow Wars (Ubisoft)

Tom Clancy’s™ Splinter Cell® 3D (Ubisoft)

Rayman® 3D (Ubisoft)

Jogos com lançamento anunciado para breve:

Rabbids ® 3D (Ubisoft)

Combat of Giants™ Dinosaurs 3D (Ubisoft)

James Noir’s Hollywood Crimes™,(Ubisoft)

Driver® Renegade 3D (Ubisoft)

PUZZLE BOBBLE UNIVERSE™  (Square Enix, Co., Ltd)

Resident Evil™: The Mercenaries 3D (Capcom);

Crush™ 3D, Thor™ : God of Thunder, (SEGA)

DEAD OR ALIVE Dimensions (TECMO KOEI).

Steel Diver™  (Nintendo)

The Legend of Zelda™: Ocarina of Time 3D (Nintendo)

Star Fox 64™ 3D, (Nintendo)

Kid Icarus™: Uprising  (Nintendo)


10 comentários em Nintendo 3DS: Caraterísticas técnicas e jogos

  1. Marcio Ly

    Sou do tempo do Dactar do Atari para ver estes portáteis hoje realmente fico admirado como as coisas mudam, imaginem daqui a mais alguns anos como vai ser.

  2. Anderson

    eu já achava espetacular a primeira versão do nintendo DS…..
    agora, com essa nova versão, deve estar fantástico!! Imaginem jogar SuperMarioWorld em 3D

  3. Marcio Ly

    O único problema com ele é as dores de cabeça depois de usar a realidade almentada. Ainda bem que se pode controlar essa função.

  4. Marcello

    Espetacular este novo equipamento da Nintendo, muito confiável e de operacionalidade simples.Os engenheiros estão de parabéns pela configuração do Nintendo 3DS.

  5. eliton

    O 3d está cada vez mais presente hoje em dia, só espero que não seja mais uma tentativa falha de inserir essa tecnologia, como foi feito a alguns anos atrás, claro que antes não se tinha a tecnologia e os equipamentos disponiveis hoje em dia, mas vamos aguardar uma tv que nao precise de óculos, pelo menos um celular ta saindo ai logo logo…

  6. ZKLaurentino

    Mercado aquecido mais do que “água fervendo”. Cada vez mais surpresas e facilidades. Essa de se permitir utilizar os jogos, ou versões anteriores, é algo de muito democrático, pois mesmo que tenhamos vontatde de adquiri os novos jogos e versões, as veze não temos grana no momento, e nada mais justo e competitivo, comercialmente falando, do que poder aproveitar o novo equipamento, praticando as versões que já adquirimos. Ótima jogada da Nintendo.

  7. Rodrigo

    A industria de games esta a todo vapor, no entando os portateis estao ganhando mercado e esse NINTENDO 3DS é a prova da evoluçao da marca, e o melhor é que aceita jogos da versao anterior, ISSO É O MÁXMO.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *