Destaques, Mobile

SetiQuest Explorer: Aplicativo para procurar vida inteligente no espaço


O SETI Institute lançou um aplicativo que permite procurar sinais de vida inteligente no universo. O aplicativo permite que cada um procure padrões nos sinais rádio que possam ser resultado de comunicações interestelares.

O aplicativo está ainda em fase beta e apenas se encontra disponível para smartphones com o sistema operativo Android 2.2, prevendo os responsáveis pela iniciativa que o SetiQuest Explorer esteja disponível para iPhone no verão.

Jill Tarter, directorado SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) Institute, afirmou ao site Cnet que o objetivo é aproveitar “tocar levemente no poder do cérebro do mundo”, ou seja, aproveitar as capacidades de milhares de pessoas por esse mundo fora para detetar padrões.

E o que o SETI Institute procura são as capacidades humanas, não a junção de milhares de computadores a processar dados. “Queremos que as pessoas nos ajudem a encontrar coisas que não esperamos”, salienta Jill Tarter, porque “um computador não junta padrões aleatórios”.

“Procuramos anomalias”, diz ainda a diretora do instituto, “padrões que não são reconhecíveis. Sabemos que estamos a perder dados. Há muitos sinais na banda estreita que os códigos automáticos passam por cima”. Daí a ideia deste aplicativo.

Se tiver um smartphone que rode no sistema operativo Android 2.2, gostar de um bom desafio e ter algum tempo livre, pode juntar-se ao SETI Institute na demanda por vida extraterrestre inteligente, com o aplicativo SetiQuest Explorer.

Pode-se logar aqui com a sua conta do Facebook, Elinor Mills, do Cnet, explica que após se ter logado, o aplicativo mostra uma pequena faixa do universo que pode ser explorada, definindo o usuário um alvo, sobre o qual é dada informação como o nome da estrela, a distância a que está da terra, as suas coordenadas e quantos planetas tem na sua órbita.

Clicando em “continue”, o ecrã muda para os sinais rádio obtidos pelo Allen Telescope Array, que são visualizados como pontos a preto e branco, podendo o usuário procurar padrões. Para que não se dê o alarme por nada, o aplicativo tem uma lista de sete padrões identificados, como sinais da banda do cidadão, aviões, ou satélites.

Se o padrão descoberto não for de nenhum dos que estão pré-definidos, será analisado pelos cientistas do SETI Institute.

O SETI Institute é uma organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos que se dedica desde 1984 a explorar, compreender e explicar a origem natureza e prevalência da vida no universo. De entre os seus patrocinadores conta-se a NASA, agência espacial norte-americana.


6 comentários em SetiQuest Explorer: Aplicativo para procurar vida inteligente no espaço

  1. Anderson

    Bem interessante a idéia…..e vemos que o facebook está sempre se integrando com novas tecnologias…”Pode-se logar aqui com a sua conta do Facebook, Elinor Mills, do Cnet, explica que após se ter logado, o aplicativo mostra uma pequena faixa do universo que pode ser explorada, “

  2. Marcello

    Que provavelmente deve existir vida em outros planetas é hoje aceito pela maioria das pessoas com um nivel minimo de informação, a questão é saber aonde estão e coma o avanço cada vez maior dos sistemas de prospecção creio que embreve poderemos ter novidades e com este aplicativo lançado pelo SETI as pessoas comuns vão poder participar do projeto. Recentemente ( final de 2010 ) surgiu uma noticia de que naves gigantecas com 240km de extensão estariam vindo par a terra e que chegariam em final de 2012. Para quem tem curiosidade vai o link da noticia, em ingles.

    http://www.google.com/url?sa=D&q=http://english.pravda.ru/science/mysteries/22-12-2010/116314-giant_spaceships-0/

  3. Marcio Ly

    Bom e saber que existe algo bem maior que criou tudo isso e deu inteligencia a homens para criarem dispositivos como este.

  4. Wanderson

    Ótima idéia! Ao mesmo tempo que as pessoas se divertem, elas ajudam a processar dados e podem fazer novas descobertas!

  5. Rodrigo

    Com todas essas apariçoes no mundo inteiro, muita gente que gosta de olhar pro ceu e tambem de novos aplicativos de celular, vao gostar muito dessa novidade, prindipalmente os astronomos, estes sim vao fazer descobertas incriveis.

  6. Ivo Macedo

    Que legal, gosto tanto do grande e inexplorado Universo… É interessante de se pensar como somos bem mais de 10000x menores que um micróbio se comparados com algumas estrelas poderosas do Universo como a Antares.

    Acho interessante esse aplicativo, e com certeza será bem divertido de se explorar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *