WordPress sofre maior ataque de sempre

wordpress ataque2 ataque, pictures, wordpress

O WordPress, site de hospedagem de blogs, sofreu nos dois últimos dias o maior ataque de sempre. O ataque de negação de serviço (DDoS) provocou uma “lentidão esporádica” nos blogs.

Publicidade
Loading...

Apesar de ainda não ser conhecida a origem do ataque, a empresa considera que o ataque pode ter motivação política. Matt Mullenweg, fundador do WordPress, afirmou ao site Cnet acreditar que o ataque “tenha tido por alvo um blog escrito noutra língua que não o inglês”.

wordpress ataque1 ataque, pictures, wordpress

Imagem do site Automatich da WordPress, que mostra o ataque

A situação já está controlada, mas o WordPress mantém-se em estado de alerta.

Aquele que é considerado como “o maior e melhor sustentado ataque que sofremos na história” atacou todos os sites VIP alojados no WordPress. Foram os casos da CNN ou do site Tech Crunch. O WordPress aloja cerca de 30 milhões de blogs. No final de 2010 havia cerca de 1,97 bilhões de sites (atualizado em 6/4/2011, obrigado ao Pedro pela chamada de atenção).

O ataque começou no dia 3 e foi retomado no dia 4 de março, tendo “atingido múltiplos Gigabites por segundos e dezenas de milhões de pacotes por segundo, tendo conseguido impactar os datacenters da empresa em Chicago, San Antonio e Dallas.

Jorge Montez
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais mídia portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. É licenciado em Ciências da Comunicação.

13 Comentários

  1. Muitas vezes eles são contratados por empresas de segurança de grande porte. Têm trabalho melhor que esse para um hacker?

  2. Bom…dizem que a segurança dos sites de Bancos são mais eficazes….várias criptografias…..aqueles que conseguem invadir sistemas bancários realmente são pessoas que poderiam estar trabalhando na área de segurança…

  3. Esses ataques hackers me impressionam cada vez mais…..
    e pensar que os melhores profissionais de segurança do mercado são esses hackers…

  4. Particularmente não entendo muito de internet e por isso mesmo gostaria de ganhar este premio da Techenet, leio bastante e tenho um bom conhecimento “teórico” e pelo que sei o wordpress é o sistema preferido por pessoas que fazem negócios na net por vários motivos dentre os quais uma melhor indexação pelo Google e demais motores de busca e claro quanto maior o tamanho maior a cobiça e invariavelmente aparecem os bandidos de sempre os “hackers” para testar a capacidade de resolução das empresas em se defender deles e pelo que entendi o wordpress se saiu muito bem.

  5. Fiquei impressionado com o tamanho do WordPress não imagina que era tão grande assim, então eles tem condições de melhorar bastante o seu sistema contra estes ataques.

  6. AGORA A SEGURANÇA TEM QUE SER MAIS RIGOROSA AINDA, POIS OS HACKERS NAO DESCASAM.

  7. Se ne o wordpress ta seguro quanto a ciberataques imaginem os bancos?

  8. Nada é 100% seguro hoje em dia, e essa foi à vez do wordpress!

  9. Sites de renome tem sido alvo de muitos ataques ultimamente. Faz algum tempo que venho testando alguns CMS para meus projetos: wordpress, joomla, … mas nenhum me impressionou mais do que o wordpress. na sua última versão a instalação é rápida, com poucos passos e mais aprimorado as ferramentas. Tem sites criado com o wordpress que se não fosse pelo código fonte não perceberíamos a diferença.

    É um CMS completo a meu ver… e apesar de ser de código aberto, infelizmente tem muitos mal-intencionados querendo derrubar isso. Mas tem uma inteligencia por trás da tela que zelará pela sua segurança.

    Abraços ao Matt Mullenweg

  10. Tem razão. No final de 2010 havia perto de 2 bilhões de sites no mundo. O WordPress é responsável por 18 milhões. Obrigado pelo reparo. O post já foi atualizado

  11. “sendo responsável por 10 por cento de todos os sites do mundo”

    Bem, suponho que esta informação esteja errada…

  12. Impressionante como esses ataques acontecem repentinamente, claro que é tudo planejado mas… Imagens como as do 4º gráfico realmente deixam-me impressionado.

    Também achei interessante as outras abordagens como o WordPress ser responsável por 10% dos sites no mundo! E o gráfico 2 realmente representa isso através de onde ele é mais popular. Muito boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.