Apple, Mobile

Apple processa Samsung: Galaxy é igual a iPad e iPhone


A Apple apresentou uma queixa por violação de patentes contra a Samsung, acusando a companhia coreana de copiar o iPhone e o iPad, argumentando que os produtos da linha Galaxy foram especialmente desenhados para copiar os produtos da Apple. A Samsung contra-ataca e também processa a Apple.

A Apple apresentou um processo na justiça norte-americana afirmando que a forma como os dispositivos Galaxy (smartphones e tablets) operam infringe as patentes na posse da companhia de Steve Jobs, nomeadamente na utilização dos gestos no ecrã/tela, bem como na cor e forma retangular do iPhone e do iPad.

Iphone e Samsung Galaxy SII são aprecidos“Não é coincidência que os últimos produtos da Samsung se pareçam tanto com o iPhone e com o iPad, desde o formato ao hardware, passando pela forma como o usuário interage e até na embalagem” afirmou à agência Bloomberg Steve Dowling, porta-voz da Apple, para quem “este tipo de cópia descarada é errado e quando empresas roubam as nossas ideias temos de proteger a propriedade intelectual da Apple”.

A Samsung já reagiu afirmando que vai interpor uma contra-ação em que o visado é a Apple. “A Samsung vai responder ativamente contra esta ação, através de medidas legais apropriadas para proteger a nossa propriedade intelectual”, afirmou um porta-voz da empresa sul-coreana à AFP, sublinhando que a companhia suspeita que a Apple tenha copiado as patentes de tecnologia wireless.

Já em Fevereiro, a Apple tinha processado a HTC por considerar que a tecnologia Sense Ui copiava a forma como os seus dispositivos funcionam. Na altura, os mídia perguntaram porque é que a empresa da maçã não processava outros operadores que utilizam os sistemas operativos Android e Windows Phone.

Com a disponibilização do iPad, a Apple inaugurou uma nova era na mobilidade e esta é uma guerra que tem como pano de fundo a supremacia no mercado dos dispositivos móveis. A Apple lidera confortavelmente nos tablet e o Samsung Galaxy Tab é o primeiro iPad Killer a ser anunciado a preços semelhantes, depois das transformações feitas no seu design.

Já nos smartphones, os dispositivos que correm sobre sistema operativo Android são já os que mais vendem e tanto a Samsung como a HTC as empresas que mais crescem neste segmento. A Apple prepara-se para responder com o lançamento do iPhone5.

A ação judicial da Apple contra a Samsung e a resposta “ativa” já prometida pela companhia coreana ganham especial interesse quanto a empresa de Steve Jobs é o segundo maior cliente da Samsung, tendo apenas sido ultrapassada em 2010 pela Sony. A Samsung fornece a Apple de semicondutores e ecrãs/telas, tendo a empresa norte-americana comprado um total de  5,7 bilhões de dólares de componentes.

Este dado é relevado pela própria Samsung. A AFP cita um responsável não identificado como afirmando que “A Apple é um dos nossos clientes-chave de semicondutores e ecrãs/telas. Contudo, não temos outra escolha senão respondermos com força desta vez”.

Fontes: Bloomberg, AFP (Yahoo! News), CNET, Mashable, Engadget, Mobile Tech World


9 comentários em Apple processa Samsung: Galaxy é igual a iPad e iPhone

  1. Marcio Ly

    Wanderson, o comentário que fiz foi em um tom de brincadeira, lógico que não se pode sair por ai copiando as idéias de outros ainda mais se tratando de grandes empresas, mas com certeza eles chegarão em um acordo.

  2. Marcio Ly

    Samsung contra ataca, para proteger seus produtos das acusações feita pela Appel a Samsung abre três processos contra eles fora dos Estados Unidos. A empresa processou a Apple citando patentes relacionadas a otimizações de transmissões de dados, redução do consumo de energia durante o uso de rede celular .

  3. ZKLaurentino

    É o mercado em ebulição. Todos querendo preservar o que não vai conseguir. Afinal a globalização tecnológica, torna produtos, fabricantes, comerciantes e consumidores, peças de uma mesma engrenagem, vai ficar em melhor posição, a que tiver melhor desempenho no centro dela, pois vai tornar-se o elo, e sem esta nenhuma das outras poderão girar. Espero que sejamos nós os consumidores.

  4. Marcio Ly

    As marcas só melhoram as invenções, por exemplo a RCA fabricava os primeiros televisores e quantas marcas temos hoje, mais as diferentes tecnologias que vimos em matéria aqui, LCD,PLASMA, LED etc. A Samsung só esta querendo melhorar um produto da Apple!!!

    • Wanderson

      Mas a Samsung não pode simplesmente melhorar um produto da Apple Marcio, há todo um processo envolvendo direitos autorais e a quebra deles resulta as vezes em indenizações milhonárias, pelo ou menos a Samsung têm argumento contra a Apple.

      Abraços!

  5. Marcio Ly

    Não é a primeira vez que a Apple processa concorrentes com a alegação de que sua propriedade intelectual foi violada. Atualmente, a companhia também está envolvida em processos contra a Motorola, a Nokia e a HTC. A Samsung informou que também vai abrir processo contra eles por violação de patentes de tecnologia wireless. Isso tudo e muito estranho pois a Appel e o segundo cliente da Sansung que fabrica para eles memórias Flash, partes para iPods, os processadores A4 e A5, módulos de memória RAM e tecnologias para displays. Quem consegue montar este quebra cabeça!

    Jorge, o vídeo foi retirado?

    • Jorge Montez Jorge Montez

      É como dizemos na peça. Esta é uma guerra pela supremacia no mercado dos dispositivos móveis. O vídeo já está de novo online.

  6. Wanderson

    A semelhança é realmente notável mas a apple não é a dona da usabilidade. Acho que vou processar a apple rsrsrs!

  7. Anderson

    Essas trocas de acusações por quebras de protocolo já são coisas antigas……
    Apple x Nokia…Motorola x Nokia…..agora….Apple x Samsung…..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *