Destaques, Mobile

Nokia apresenta smartphones e atualização do Symbian


A Nokia apresentou ontem dois novos smartphones e o upgrade do seu sistema operativo. “O que há de novo nos smartphones Symbian” perguntava o convite que deu azo a muita especulação na net. A resposta é já conhecida: Nokia X7, Nokia E6 e Symbian Anna.

Os novos dispositivos apresentados pela marca finlandesa destinam-se a dois públicos que dão utilizações diferentes aos smartphones. O E6 foi pensado para uma utilização profissional e tem um teclado

Nokia E6

Nokia E6

QWERTY,enquanto o X7 pode ser uma solução para quem gosta de jogar, surfar na internet e manter-se em contato nas redes sociais.

Nokia X7

Nokia X7

Em simultâneo com os dois novos celulares / telemóveis, a Nokia apresentou um upgrade do Symbian. O Anna promete uma melhor experiência, com maior facilidade de escrita touchscreen, maior velocidade de navegação web e melhores controlos de navegação, bem como maior segurança na net. Ainda recentemente, a Nokia tinha lançado um novo smartphone. O E7 não foi o último com o Symbian, foi o último sem o Symbian Anna.

O lançamento dos novos aparelhos mostra que a Nokia continua a apostar no seu sistema operativo próprio, apesar da parceria que estabeleceu com a Microsoft para o desenvolvimento de aparelhos Windows Phone. O anúncio do evento de ontem em Londres dava já a entender que a marca finlandesa iria, pelo menos nos próximos temp0s, continuar a desenvolver o Symbian. Mas o futuro da Nokia deverá ser mesmo o sistema operativo Windows Phone, tal como foi afirmado pelo seu CEO.

Com a posição da Apple e o sucesso do Android e a colocação no mercado de aparelhos extremamente competitivos, os analistas consideram que a Nokia só se conseguirá manter competitiva no mercado se levar a sério da parceria com a Microsoft.


12 comentários em Nokia apresenta smartphones e atualização do Symbian

  1. jairo rios

    Muito bom a Nokia continuar com a politica de fornecer atualizações do seu OS para os seus clientes , é o que diferencia a NOKIA de outros fabricantes , principalmente pelos que adotaram o OS android que deixam os seus clientesa ver navios pois não atualizam o OS .

  2. Marcio Ly

    Se a Nokia perde força, o Symbian vai junto. No primeiro trimestre, esse sistema operacional perdeu, para o Android, o posto de líder do mercado de smartphones. Nas contas da ABI, no primeiro trimestre, 30 milhões de smartphones com Android foram vendidos, contra 25,6 milhões de aparelhos com o Symbian.

    • Wanderson

      Nos últimos tempos a Nokia têm produzido poucos aparelhos com Symbian, o que deve mudar com a parceria com MS.

  3. Marcio Ly

    A Nokia continua rolando ladeira abaixo. Em um ano, sua participação no mercado de smartphones caiu de 40% para 25%. Continua sendo o maior fabricante do mundo. Mas, ainda que outros fabricantes tenham crescido, seu declínio fez todo o mercado encolher 0,5% no primeiro trimestre.

    • Wanderson

      A Nokia continua sendo a maior porque produz aparelhos principalmente destinados a populacão de baixa renda.

  4. Anderson

    Eu ouvi uma vez que a Nokia não aceitava outros SO a não ser o próprio, por causa da compatibilidade do hardware….pois dizem que esses outros SO não eram compatíveis….afetariam no consumo da bateria, no processamento, entre outros.

    • Wanderson

      A Nokia queria ser auto-suficiente, mas não teve alternativa a não ser se render para outro OS. A Nintendo é outra empresa que está sofrendo com isso.

  5. Marcio Ly

    A Nokia tem otimos aparelhos, este tem um stilo bem diferente e moderno, mas poderiam ja ter aproveitado a parceria com a Microsoft acho que teriam melhor resultado nas vendas.

  6. ZKLaurentino

    Concordo com o Marcelo. Como meu avô dizia: “cada macaco no seu galho”. O que deve acontecer, é a velha premissa de não ficar dependendo de outros para realizar nosso negócio. Ela sabe que se tiver seu sistema, não dependerá de ninguém. No entanto, devemos ter foco e empregar energia no que fazemos de melhor.

  7. Marcello

    Sinceramente até hoje não entendi o porque da Nokia ficar perdendo tempo e dinheiro em desenvolver um sistema operacional visto que tem ótimos por ai no mercado. Ela deveria seguir outras tops do mercado ( Motorola, Samsung e LG por exemplo) e focar apenas no hardware e deixar o software para sua nova parceira a Microsoft.

  8. Anderson

    Esses celulares vão ser compatíveis com o Windows Phone?? Pq…qdo a Nokia começar a lançar celulares com o novo sistema, será que eles vão continuar fazendo a manutenção do Symbian?

  9. Wanderson

    É estranho ver os últimos celulares com symbian da nokia, parece que está em extinção!! O x7 têm um design super legal!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *