Destaques, Infográficos, Internet

Os danos colaterais do algoritmo do Google (infográfico)


De cada vez que a Google altera o algoritmo do seu motor de busca, a web sofre alterações significativas. A última alteração foi anunciada no final de Fevereiro e teve como alvo as chamadas “fazendas de conteúdo”, empresas que produzem grande volume de conteúdos de baixa qualidade.

De acordo com Amit Singhal e Matt Cuts, da Google, “a atualização tem por objetivo diminuir o ranking dos sites de baixa qualidade, que oferecem baixo valor adicionado aos usuários, copiam conteúdo de outros sites ou simplesmente não são muito úteis”. Em simultâneo, afirmaram no blog oficial do Google, o novo algoritmo premeia os sites com conteúdo e informação original, como pesquisas, reportagens profundas, análises e outros”.

A Google, diz o The Next Web, tem uma grande responsabilidade porque as alterações que faz têm um impacto real nas empresas e, consequentemente, na vida das pessoas. Uma responsabilidade que aumenta com o facto de o seu motor de busca ser utilizado por noventa por cento dos usuários da net.

O site SEO Book fez um muito interessante infográfico onde dá conta das alterações que a Google foi fazendo ao algoritmo do seu motor de pesquisa e das consequências que essas mudanças tiveram. Chamou-lhe “os danos colaterais do Google”, uma expressão que os militares tornaram comum.

algoritmo google danos colaterais

infográfico SEO Book


10 comentários em Os danos colaterais do algoritmo do Google (infográfico)

  1. Marcio Ly

    Algumas dessas palavras chaves não são bem vistas pelo google, mas a sempre aqueles que usam meios para burlar o sistema em prol das finanças.

  2. Marcio Ly

    Por isso para aqueles que querem engreçar neste mercado devem focar naquilo que realmente conhece, para oferecer conteúdo de qualidade aos seus usuários. Com isso o retorno financeiro com certeza vai aparecer.

  3. Marcio Ly

    Com certeza isso causa correria nas empresas, pois aparecer no sistema de busca entre os 10 primeiros continua sendo fundamental. Todos sabem que site com muitos acessos ganham muito dinheiro em publicidade e as vezes não se preocupam com o contéudo de informações ,é isso que eles querem evitar, copiar de outros e muito comodo não acham???

  4. Marcello

    A finalidade do Google com esta alteração dos algoritmos é naturalmente privilegiar os sites com conteudos verdadeiros e não apenas aqueles com conteudos pobres que se dedicam por exemplo a vender produtos de afiliados e que para isso se utilizam da compra de links e conteudos pré-prontos para ter um page rank maior, agora pelo que entendi o robo aranha do Google vai dificultar este tipo de abordagem devido ao novo algoritmo que deve ter os parametros adequados para defenir se o conteudo do site é relevante ou não.

  5. ZKLaurentino

    Viva a concorrência saudável. Infelizmente vamos demorar para ter um concorrente à altura do Google. Sei que estas medidas são necessárias em um universo tão ilimitado quanto a net. Mas temo por estarmos à disposição de uma única empresa, que cresce, exponêncialmente ao seu poder de influenciar este universo tão ligado, cada vez mais, às nossas vidas.

  6. Wanderson

    O google realmente muda a web, quando troca um algoritmo qualquer, percebe se na hora a correria dos webmasters e empresas para se adaptar ao buscador que vai lhe trazer potenciais clientes!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *