Brasil: servidores DNS estiveram fora do ar

Metade dos servidores que decifram os domínios .br esteve fora do ar durante algumas horas. O serviço já foi restabelecido, mas levará até 48 horas para normalizar para acessos mundiais.
De acordo com o site O Globo, a quebra de serviço terá acontecido durante uma atualização de software que deixou fora do ar três dos seis servidores do provedor de infraestrutura Terremark.

servidores BR afetados
Os servidores DNS da internet brasileira estiveram fora do ar

Frederico Neves, chefe do NIC.BR, disse ao Globo que “durante uma atualização de configuração em parte dos cluster de servidores DNS A e B da internet brasileira, houve um problema operacional”.
Analistas não colocam de lado a hipótese de ter acontecido um ataque de negação de serviço, em que hacker enviam uma quantidade de tráfego capaz de bloquear os servidores.
Foram afetados três servidores DNS (Domain Name System – Sistema de Nomes de Domínio). O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, e permitindo a localização de hosts em um domínio determinado.

Artigo anteriorPróximo artigo
Jorge Montez
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais mídia portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. É licenciado em Ciências da Comunicação. | Google +

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *