Tecnologia

Chromebook: computador Google na nuvem


Não é um computador, mas parece-se com um computador. A Google apresentou o Chromebook, o primeiro laptop com o sistema operacional/operativo da marca e a grande novidade é que não tem programas instalados e não guarda ficheiros. A Google leva ao limite a utilização da computação em nuvem porque tudo se passa na web.

chromebook foi apresentado

foto Reuters

No site oficial do Google, Rajen Sheth, Group Product Manager explica que a computação em nuvem e os novos dispositivos estão a mudar “dramaticamente” a forma como se trabalha. “Mas até agora a inovação parou no PC. Ainda temos de nos preocupar com falhas, tempo de boot muito longo, incompatibilidade de software, atualizações intermináveis do programa, hardware ultrapassado, vírus e todas as outras dores de cabeça associadas a um computador pessoal”.

De acordo com a marca, o Chromebook vem ultrapassar tudo isto, uma vez que o coração do PC é o browser Chrome.  “Com um Chromebook você não vai esperar alguns minutos para que o seu computador se inicialize e abra o navegador. Vai ler os seus e-mails em segundos. Graças às atualizações automáticas do software, o Chromebook vai ficar mais rápido ao longo do tempo. Os seus aplicativos, jogos, fotos, músicas, filmes e documentos serão acessíveis onde você estiver e não vai precisar se preocupar se perder seu computador ou esquecer de fazer backup de arquivos. O Chromebooks vai durar um dia de uso com uma única carga, pelo que não precisa levar um cabo de alimentação para todo o lado. E com 3G opcional, terá a web quando você precisar dele.” A questão que se coloca é se o mundo está pronto para um laptop totalmente baseado na web, com muitas áreas ainda com lacunas de acesso à net.

A Google anunciou parcerias com a Asus e a Samsung. São portáteis que estarão à venda a partir de 15 de Junho na Amazon e Best Buy. A Samsung irá custar 425 US dólares para a versão Wi-Fi ou 499 dólares para o modelo 3G, que inclui 100MB de serviço de dados. O Acer vai custar 349 US dólares na versão base.  O Chromebook vai começar a ser vendido nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Holanda e Itália.


3 comentários em Chromebook: computador Google na nuvem

  1. marcello

    Bacana, vou ver como vai funcionar tudo isso e se estiver redondinho compro um desses pra mim até o final do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *