facebook reconhecimento facial Redes sociais

Polémica: Facebook com reconhecimento facial


O Facebook está a fazer o reconhecimento facial de todas as novas fotos colocadas nos perfis dos usuários. A nova funcionalidade tem gerado grande controvérsia e está a colocar a rede social uma vez mais debaixo de fogo por desrespeito da privacidade dos mais de 600 milhões de membros.

A identificação das pessoas nas fotografias é automática e é necessário que o usuário altere as suas definições de privacidade se não permitir que o sistema faça o reconhecimento individual. Este é um dos pontos mais controversos da nova funcionalidade. Desde o início do mês que o sistema está disponível “em praticamente todo o mundo”, depois de ter entrado em testes nos Estados Unidos desde o início do ano.

A exemplo do que já aconteceu com outras funcionalidades susceptíveis de violar a privacidade (como a frustrada tentativa de partilhar dados com anunciantes), o reconhecimento facial está automaticamente ativo e é necessária uma acção do usuário para o desativar.

O sistema de reconhecimento facial é o que permite ao Facebook fazer sugestões de identificação nas fotos (tag suggestion), indo a proprietária da rede social ainda mais longe ao incentivar os amigos a marcar as fotos para que outros acessem mais facilmente às imagens.

Questionada pelo All Facebook, a empresa reconhece que “devíamos ter sido mais claros com as pessoas”, mas o facto é que o mea-culpa não correspondeu a um passo atrás na política de privacidade.

“Muitas pessoas sentem-se extremamente desconfortáveis por um site como o Facebook aprender qual o seu aspeto, e usar essa informação sem a sua permissão”, afirma um especialista em segurança informática da empresa britânica Sophos, citado pelo “The Telegraph”. Esta empresa lançou um alerta contra a funcionalidade do Facebook por ser automática e não solicitar a aprovação do usuário.

Se se sentir incomodado pela nova funcionalidade do Facebook deve aceder às funções de privacidade da sua conta e clicar em “personalizar definições”. Na nova página, procure “sugerir fotos de mim a amigos” e clique em “editar definições. Aparece uma janela com o botão “activado”. Clique e desative a função.como desativar reconhecimento facial

 

como desativar reconhecimento facial2O Facebook diz que tem sempre o controlo, uma vez que apenas amigos o podem identificar e será sempre notificado quando alguém o fizer. Mas isso é agora. Com a história que o Facebook tem em colocar novas funcionalidades que tendem à partilha de cada vez mais dados pessoas e informação sensível, nunca se sabe quando perde o controlo.

 

 


4 comentários em Polémica: Facebook com reconhecimento facial

  1. Ana Pereira

    No passado dia 19.10.2011 a minha conta no FB foi inexplicavelmente desactivada não sei porquê, nem por quem? A única coisa que sei é que sem qualquer mudança de pass, na tarde de 19 passei a não poder aceder à minha conta.
    Reclamei para a FB Team e coloquei a minha data de nascimento, tal como a tinha no meu perfil (embora fosse falsa, por questões de privacidade). Não tenho pilhas de amigos, nem fotos pessoais, porque não confio minimamente nestas redes, logo não tenho informações profissionais, nem pessoais. Diariamente acedo para comentar notícias nacionais ou internacionais com alguns “amigos” de longa data. Mais nada!
    Cada reclamação, cada resposta exigindo os meus dados pessoais que obviamente recuso dar, mas insistindo na justificação quanto à desactivação da minha conta . Este é o conteúdo do meu 3º email em seguimento à última resposta da FB Team:

    «Hi Beatriz,

    I regret to say this but when I registered for the 1st time in FB no ID was required. Only a simple email subscription and a confirmation. Nothing more so, now you want my ID? I’m claiming through that email account. Can you verify it? No, definitely no, it seems!
    Sou you need my ID?! You are violating my privacy with that kind of demands!
    I don’t care if you say you will permanently delete my record or not that’s your word against mine! How can I verify that? How can someone be sure of what you say is true? No one can!

    I demand to know what happened and you keep on trying to know who I am, my private phone, my private ID… this is CENSORSHIP!!!
    I’ll tell everyone else what is going on here…

    No regards!

    2011/10/20 The Facebook Team

    Hi,

    At this time, we can’t verify the ownership of this account. Please reply to this email and attach a digital image of your government-issued identification. We will permanently delete our record of this digital image from our servers once we use it to confirm your identity.

    The ID you attach:

    – Must be government-issued (ex: passport, driver’s license)
    – Must be in color
    – Must clearly show your full name, date of birth, and photo

    If possible, save this file as a JPEG and cover up any personal information that we don’t need to verify your identity (ex: address, license number). We also recommend sending your attachments over a secure connection. Find out more here: https://www.facebook.com/help/?page=148993491850191.

    Note that we need you to send an appropriate ID before we can take any action on your account. Sorry for the inconvenience.

    Thanks,

    Beatriz
    User Operations
    Facebook

  2. João

    É sempre assim começam a ter uma determinada dimensão e ficam convencidos que são imparáveis e deixam de respeitar as pessoas !
    O Facebook há já algum tempo que necessita de um concorrente à seria, vamos ver o que vai sair do GOOGLE+ mas o problema será o mesmo, este já é gigante e se já o fez antes vai fazer pior agora !!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *