world_wide_web Internet

Primeira página da net faz 20 anos


.

Há 20 anos foi colocada online a primeira página da web.

 

Faz hoje 20 anos que foi colocada no ar a primeira página da web. O britânico Tim Berners-Lee foi o responsável por esta página que explicava o conceito do hipertexto. A visão do britânico alterou radicalmente a forma de vermos o mundo.

Nesta primeira página, Berners-Lee explicava o conceito da World Wide Web (rede de alcance mundial, em português), afirmando que a WWW – ou W3, como escreveu – é “uma grande área de hipermidia de iniciativa recíproca que tem por objetivo de dar acesso universal a um grande universo de documentos”

Toda a filosofia da net está implícia nesta frase: universalidade de acesso a um universo de informação. A partir daqui, o mundo nunca mais foi igual há medida que cada vez mais pessoas foram tendo acesso à net e, consequentemente, a informação não controlada.

Berners-Lee construiu esta página no CERN, o Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), que era há altura o maior nó da internet da Europa. A sua ideia era facilitar a partilha entre os investigadores. Anos depois, explicaria assim o nascimento da World Wide Web: “Eu só precisei tomar a ideia de hipertexto e conectá-la às ideias de Transmission Control Protocol e Domain Name System e – ta-da! – a World Wide Web”.

O físico inglês e agora professor do Massachusetts Institute of Technology (M.I.T) fundou a´Fundação World Wide Web e continua a bater-se pelo acesso total à informação.

A primeira página web da história ainda está online, numa cópia de 1992.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *