Mobile

5 apps de produtividade para Android que não dispenso


O escritório no meu smartphone

 

Acontece-me muito utilizar o meu smartphone como um complemento ao escritório e tenho cinco ferramentas que não dispenso. Com elas posso criar documentos e distribuí-los e até fazer PDFs.

É evidente que um smartphone não tem as dimensões ótimas para se tornar numa ferramenta de trabalho intensiva, mas de vez em quando sabe muito bem ter o aparelho à mão e aproveitar tempos mortos para colocar as tarefas em dia. São cinco os apps que utilizo com mais frequência:

Office

Existem vários apps que permitem ver documentos em word, powerpoint ou excel. Mas para fazer novos documentos ou editar, o caso já muda de figura. Todos os apps que conhecemos são pagos após um período trial com preços a partir dos 12 euros. Há marcas que disponibilizam gratuitamente apps de edição de documentos juntamente com os aparelhos, mas a maioria não o faz. Há vários à escolha no Android Market.

app de produtividadeDropbox

São vários os serviços que permitem a partilha de ficheiros. Utilizo fundamentalmente o Dropbox, pela facilidade de o ter instalado também no computador de secretária e de a sincronização ser muito boa. Os 2 Gigabites de espaço permitidos no início são mais do que suficientes para conseguirmos fazer uma gestão eficaz de todos os ficheiros que aí colocamos. É fácil carregar imagens e documentos.

Ao fazer o carregamento de documentos e imagens para o Dropbox a partir do smartphone tudo aquilo que nos interessa é automaticamente colocado num folder do nosso computador e ainda no website, onde temos um espaço disponível. Mesmo que não estejamos noutro computador poderemos ir buscar os documentos e fazer download. É uma ferramenta de trabalho muito prática.

Barcode Scanner

apps de produtividadeO Barcode Scanner é um app que ganha cada vez maior relevância há medida que os códigos de barras bidimensionais se generalizam. Este app lê qualquer código de barras e dá-lhe a opção de o guardar ou de seguir o link. É simples e eficaz.

Este app é cada vez mais indispensável, mas tenha atenção ao utilizá-lo porque pode  encarecer bastante a sua conta do celular. Felizmente que os desenvolvedores pensaram no assunto e não é preciso abrir o browser imediatamente. Pode sempre enviar o código por mail ou SMS (torpedo) e verificar a informação posteriormente. Muitas marcas utilizam os códigos bidemsionais como instrumento de marketing, direcionando para sites ou vídeos.

Camcard

apps de produtividadeO Camcard é especialmente útil para quem faz muitos contatos profissionais, uma vez fotografa e reconhece a informação existente nos cartões de negócios, a distribui pelos vários campos de contato normais (nome, telefone, endereço, email…) e os guarda numa conta à sua escolha.

É evidente que convém sempre fazer uma verificação do conteúdo que o app reconheceu, porque há cartões de negócios que são difíceis de ler. De qualquer forma será sempre mais rápido e fácil do que passar manualmente toda a informação para o seu smartphone.

Pulse

apps de produtividadeUm bom leitor de feeds é – para mim – um fundamental instrumento de produtividade e depois de ter testado vários fiquei convencido pelo Pulse que tem no seu design a um tempo sóbrio e atraente a sua principal caraterística.  O Pulse permite-nos ainda partilhar as notícias que queremos e dá-nos uma série de sugestões divididas por temas.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *