2011 em revista Redes sociais

As novidades do Google Plus


Extensões, hangouts e Youtube

 

A Google continua a apostar forte em melhorar a experiência dos membros da sua rede social, com o Google Plus cada vez mais intuittivo e os usuários a terem cada vez mais controle. Os últimos dias têm sido pródigos em novidades. Fique a conhecê-las:

Botão +1 e notificações

A primeira das grandes alterações é fundamentalmente para quem utiliza o Chrome como browser da internet, o que faz sentido dada a política de aprofundamento da interação entre os vários produtos disponibilizados pela Google. A empresa criou duas extensões para Chrome que facilitam muito a vida dos usuários. Mas a grande novidade é que é também possível fazer a instalação das duas funcionalidades no Internet Explorer.

A primeira é a instalação do botão +1 no próprio navegador. A partir de agora é possível a cada um de nós marcar com mais um qualquer página que estejamos a visitar, independentemente de o seu proprietário ter colocado um botão. E extensão Google +1 Button cria um botão no canto direito do navegador, permitindo-lhe adicionar +1 a qualquer página e fazer a partilha na rede social.

A extensão Google +1 Buttone pode ser encontrada na Chrome Web Store recentemente renovada. Se pretender fazer a instalação pode clicar aqui.

Ainda falando de extensões, outra novidade apresentada pela Google é a colocação de um contador de notificações no browser. A exemplo da extensão anterior, o contador de notificações do Google Plus passa a aparecer constantemente no canto superior direito do navegador, independentemente do separador que tiver aberto.

A extensão Google Plus Notifications está na Chrome Web Store e se pretender instalá-la, pode fazê-lo clicando aqui.

Se for um utilizador do Internet Explorer, as duas extensões fazem parte da Google Toolbar para aquele browser.

Por que no te callas?

Há uns anos, ficou célebre a frase do rei de Espanha durante uma Cimeira IberoAmericana dirigindo-se a Hugo Chaves. Foi um pouco diplomático “por que no te callas” que correu mundo. Agora nos Hangouts é também possível “mandar calar” alguém que comece a mostrar-se inconveniente durante as vídeoconversas. Agora é possível deixar de ver e ouvir essa pessoa.

google plusBasta passar o rato pela miniatura desse usuário durante o hangout e clicar na mão vermelha. A pessoa em causa fica imediatamente bloqueada não só durante a conversa, mas também nos seus círculos (pode sempre desfazer o bloqueamento posteriormente). Quando bloquear alguém, todos os outros participantes no hangout vão ser notificados da sua ação. Tenha atenção que depois de bloquear uma pessoa depois não conseguirá entrar em nenhum hangout em que ela já esteja.

Integração do Youtube

integraçãoAqueles que estão desde o início no Google Plus lembram-se certamente de quando não era possível colocar vídeos do YouTube nos posts. Depois de muitos pedidos, foi dada a possibilidade de o fazermos mas agora o Google foi mais longe com a integração total dos seus dois produtos.

Agora, o ícone do YouTube aparece no lado direito tela/ecrã e a partir dele é possível ver vídeos e partilhá-los. E o melhor é que é fácil e está graficamente muito bem conseguido. Ao passar o rato sobre o ícone, este desliza e aparece uma caixa onde nos é perguntado o que queremos ver. Depois de colocar o nome do vídeo, do artista ou algo mais genérico, abre uma nova janela com uma lista de reprodução. Pode escolher ver os vídeos, assinalá-los com +1 e ainda partilhá-los.

Estas alterações foram feitas discretamente pela equipa do Google Plus mas são grandes alterações que vão no sentido de possibilitar uma melhor experiência aos membros da rede social.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *