seis-degraus Internet, Redes sociais

Estamos mais perto que seis degraus


Redes sociais aproximam

 

A teoria de que todos os indivíduos estão separados por seis degraus terá de ser revista. Cientistas da universidade de Milão concluiram que o número de pessoas que separa dois indivíduos é agora de 4,74 por causa das redes sociais.

Quando se fala de pessoas de um mesmo país, os degraus são ainda menores, passando para três. Os cientistas italianos chegaram a esta conclusão num estudo conjunto com o Facebook. Os resultados foram extrapolados ao longo de um mês  de todos os 721 milhões de usuários ativos do Facebook.

“Usando os algoritmos mais avançados desenvolvidos no Laboratório de Algoritmia Web da Università degli Studi di Milano, fomos capazes de aproximar o número de saltos entre todos os pares de indivíduos no Facebook. Descobrimos que seis graus realmente supera o número de ligações entre pares típicos de usuários: Enquanto 99,6% de todos os pares de usuários estão conectados por caminhos com 5 graus (6 saltos), 92% estão ligados por apenas quatro graus (5 saltos)”

O conceito de “seis graus de separação” foi proposto pela primeira vez num conto em 1929 pelo húngaro Frigyes Karinthy e popularizado em 1990 pela peça (e consequente filme) de  John Guare.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>