Redes sociais

Facebook: contas criadas por robôs ganham amigos


Foi um exercício universitário, mas mostra as vulnerabilidades das redes sociais. Robôs criaram contas falsas, principalmente no Facebook, e fizeram aleatoriamente pedidos de amizade. A taxa de sucesso foi muito grande.

Na Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, investigadores fizeram robôs para criarem perfis falsos nas redes sociais. Para evitar serem marcados como spam, limitaram o envio de 25 pedidos de amizade por dia por cada robô numa experiência que demorou oito dias.

Os resultados são esclarecedores: quase 25 por cento das pessoas contatadas adicionaram os robôs como amigos. Numa primeira fase, foram enviados 5.053 pedidos de amizade e aceites 976. Numa segunda fase, foram enviados 3.517 pedidos de amizade a amigos dos que anteriormente tinham aceite, e aqui os resultados positivos foram de 59 por cento. Os investigadores concluem que os usuários não têm o cuidado de verificar quem aceitam como amigos e que a propagação é muito mais fácil se essa pessoa se identifcar como amigo de um amigo.

Os investigadores concluiram também que os mecanismos de segurança das redes sociais não são os mais adequados para proteger os seus membros. De acordo com o relato da experiência, apenas 20 por cento dos perfis falsos foram bloqueados depois de alguém ter detetado tratar-se de spam.

Esta investigação põe a nu a vulnerabilidade dos usuários das redes sociais. Ainda recentemente, o próprio Facebook admitia que todos os dias 600.000 usuários eram alvo de tentativas de phishing. Estes ataques são na sua maior parte detetados a tempo.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *