Internet

Como jogar em segurança


As três camadas de segurança

 

Até pouco tempo atrás, segurança não era vista como prioridade no campo dos games. Porém, com o drástico aumento e adesão a jogos pagos como World of Warcraft, que exigem circulação de dinheiro real para compra de itens adicionais, as empresas começaram a investir em uma infra-estrutura mais segura. Ainda mais depois de a PlayStation Network (PSN) ter sido invadida por Crackers, colocando em risco dados bancários de milhões de usuários.
Outra questão que chamou atenção recentemente foi o estudo realizado pela Abeat (Associação Brasileira de Especialistas em Alta Tecnologia) em parceria com a PF (Polícia Federal) em que, foi constatado que crimes na internet já movimentam mais dinheiro que o tráfico de drogas. Este estudo foi impulsionado pela recente onda de ataques a sites governamentais, dos quais grupos como Anonymous e LulzSec assumiram autoria.
Hoje trago-lhes algumas dicas para jogar em segurança. São dicas simples, mas que podem impedir uma tremenda dor de cabeça mais tarde. Agora vamos imaginar que existam três camadas, três camadas que o protegem e separam daquele que pode ser seu pior inimigo. Um Cracker!

1ª camada: Você

Se você joga em LAN Houses ou em outros computadores públicos essas dicas são para si. Afinal, um simples descuido pode custar anos de jogatina.

A preciosa senha: Pode parecer muito óbvio, mas ainda há pessoas que não dão atenção a coisas simples e eficazes como uma senha segura, portanto:

  • Não use a mesma combinação de senha para vários jogos. Exemplo: combinação+Worms, combinação+COD, combinação+NFS, etc. Além de fácil memorização, sua senha deve misturar letras e números.
  • Troque de senha regularmente, um bom período para isso seria a cada dois ou três meses.

Tenha muito cuidado: Por mais que se fale em segurança na internet, muitas pessoas por ingenuidade ainda caem em golpes que podem ser facilmente evitados. Eis algumas dicas para que não venha a ser uma delas:

  • Desmarque a opção que memoriza senhas em seu jogo.
  • Tenha a certeza de que se desconectou corretamente ao parar de jogar.
  • Tenha um email exclusivo para seus jogos, isso protege seu email principal evitando que os danos sejam maiores em caso de invasão.
  • Desconfie de emails que peçam alguma informação pessoal ou dados do jogo. Em caso de dúvida, verifique sua procedência.

Ferramentas: Existem também algumas ferramentas úteis na hora de criar ou guardar uma senha:

  • Secure Password Generator: Esta ferramenta gratuita da PC Tools pode ajudá-lo a criar senhas realmente seguras misturando letras, números e caracteres especiais.
  • KeePass: Se não consegue lembrar de todas as senhas, esta é a ferramenta ideal. Têm uma versão portável e protege suas senhas com criptografia.

2ª camada: Seu computador

Nem que tivéssemos todo o cuidado do mundo poderíamos evitar uma ameaça como um vírus ou um Keylogger, por isso é preciso que a proteção seja também automatizada. É aí que entram os computadores. As dicas que seguem são para você, que usa um computador como principal plataforma para jogar.

Um bom Antivírus faz a diferença: Ter um bom Antivírus é essencial. Se não puder pagar por um, existem ótimas soluções gratuitas no mercado como o Avast. Além do mais, alguns têm um modo especial para gamers como é o caso do NOD32.

  • Não instale Antivírus desconhecidos, muitos têm como finalidade obter seus dados pessoais.
  • Procure por atualizações de vírus ao menos uma vez por dia.
  • Faça um escaneamento completo ao menos uma vez por semana.
  • Escaneie arquivos antes de instalá-los.

O Firewall também é essencial: Além de impedir conexões de entrada, um bom Firewall pode evitar e bloquear ameaças como Keyloggers, Spywares e Malwares. Existem excelentes Firewalls gratuitos dos quais destaco o COMODO que, se não for o melhor, certamente está entre os melhores Firewalls gratuitos e pagos do mundo.

Navegador seguro e atualizado: Se costuma jogar diretamente em seu navegador, sempre o mantenha atualizado e com a versão estável instalada. Recomendo o Google Chrome por três motivos básicos:

  • É muito rápido, inclusive para jogar.
  • Usa sandboxes para impedir invasões.
  • O Chrome ainda permanece intacto no concurso hacking Pwn2Own.

Limpadores: Programas limpadores não podem faltar em sua máquina, eles varrem e otimizam cada pedaço do PC em busca de arquivos inúteis e que mais nada fazem se não atrapalhar o desempenho de seu computador. Recomendo o Advanced System Care que além de aperfeiçoar o sistema, traz mais de 20 ferramentas extras para limpeza, segurança e controle do Windows. O Advanced System Care conta também com o Turbo Boost que desliga processos desnecessários a fim de acelerar seu computador na hora de jogar.

Atualizações: Não importa se você usa Windows ou MAC, mantenha-os sempre atualizados. No Windows pode fazer isto facilmente através do Windows Update, ele instala os últimos complementos em segurança, o que é muito útil.

Você é paranóico? Para evitar Keyloggers pode sempre digitar seus dados através do teclado virtual. No Windows 7 vá em Todos os Programas> Acessórios> Acessibilidade> Teclado Virtual.

3ª camada: Seus jogos

Se você é fã do gênero RPG, deve prestar atenção a estas dicas. Afinal, RPGs precisam de conexão à internet, e não há nada mais atrativo do que isso.

Downloads ilegais: Uma das formas mais comuns de infecção atualmente são os downloads ilegais. Não há necessidade de baixar software pirateado visto que existem ótimos jogos gratuitos que podem ser jogados através de plataformas seguras como a Steam. Porém, se não houver alternativa procure por informações a respeito do site e do arquivo a ser baixado.

Cheats: Não use cheats. Além de estar se protegendo de Malwares e outras ameaças, você estará sendo ético.

Arquivos estranhos: Dê atenção a arquivos que apareceram do nada, de preferência mova-os para quarentena. Depois faça uma pesquisa sobre esse arquivo no Google para confirmar sua procedência.

Cuidado com os espertinhos: Desconfie de jogadores que ofereçam itens especiais a uma pechincha, geralmente é uma armadilha. Não compartilhe sua conta e nunca clique em um link enviado por um estranho.

Essas dicas são essenciais tanto para gamers quanto para usuários comuns que querem diversão, mas não deixam a segurança de lado. Mesmo que simples, podem evitar muita dor de cabeça. Afinal ninguém quer ver uma mensagem a dizer: game over.



2 comentários em Como jogar em segurança

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *