Internet

Contas Google com mais segurança


Verificação em dois passos

A Google alterou as definições de segurança das contas dos usuários, tornando-as menos vulneráveis a autenticações fraudulentas.

A verfiicação em dois passos agora disponibilizada pela Google é um sistema de segurança que irá impedir que estranhos entrem na sua conta. O processo é simples e é especialmente recomendado para quem utiliza computadores públicos. Para o pôr a funcionar basta seguir o link que agora aparece sempre que se logar na sua conta Google. A verificação em dois passos associa a sua conta a um número de telefone para o qual é enviado um código que depois deve ser inserido para confirmar.

Este código deve ser guardado uma vez que é com ele que conseguirá entrar na sua conta a partir de um computador que não seja aquele com que normalmente trabalha. Quando introduzir pela primeira vez o código de verificação, é-lhe perguntado se o computador onde fez a operação é aquele que habitualmente utiliza. Se for, só passado um mês é que lhe será novamente pedido o código. Quando entrar na sua conta a partir de outro PC, o Google pedir-lhe-á o código para poder aceder à sua conta. Este código não substitui a palavra-passe, sendo mais um passo de verificação. Quando estiver a utilizar o PC com que normalmente trabalha ser-lhe-á sempre pedida a palavra-passe a não ser que tenha optado por a manter guardada.

Se utilizar as contas Google em smartphones, a Google disponibiliza agora uma app que gera um código próprio para o aparelho, o Google Authenticator que lê o código de barras que aparece quando no PC seleciona a opção correspondente ao SO utilizado (para Android, Blackberry e Apple). Além do mais, há alguns apps – como o Gmail – que necessitam de códigos específicos.

Não desespere! Parece mais complicado do que realmente é, como pode ver no vídeo que segue (no vídeo clice no ícone CC e ponha as legendas em português):


7 comentários em Contas Google com mais segurança

  1. Jéssica

    Eu me arrependi amargamente de optar por este tipo de serviço. Até o momento em que eu estava com o meu número logado na conta em serviço, eu conseguia entrar, só que eu não moro mais no Brasil e por consequencia de propaganda enganosa por parte das empresas de telefonia, eu não consigo mais acessar minha conta Gmail. E há serviços que eu ultilizo com frequencia que está interligado somente a esta conta, ou seja, estou à pé. Sem acesso ao meu email, Blog, Orkut… Sacanagem…

    • Jorge Montez Jorge Montez

      É verdade que já existia, mas não era bem explicada e poucos usuários tinham dela conhecimento. Pode-se considerar este o lançamento depois de uma fase beta e foi esse o nosso raciocínio. Abraço

  2. Isso é acho que é um grande avanço para segurança, gosto do Google por que ele sempre está empenhado e desenvolver mais e mais…
    Eu apanhei no começo para usar, tive que retirar pois não tive tempo de configurar para todos app que tem acesso as contas do Google e que perderam, mas com certeza irei tentar novamente…
    Ótimo post

  3. eduardo mendes

    O envio do código será cobrado pelo recebedor?
    Os usuarios ja nao possuem senha para sua conta? Entao pra que se preocupar com envio de códigos pra la e pra ca?

    • Jorge Montez Jorge Montez

      Olá Eduardo, o envio do código não é cobrado. Este código não substitui a senha, sendo apenas mais uma medida de segurança que é fundamentalmente útil quando se utilizam computadores públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *