Sem categoria

40 por cento dos portugueses nunca acederam à net


Uma das piores taxas da Europa

 

Portugal tem um dos piores rácios de penetração da internet de toda a União Europeia (UE). O Eurostat revela que 40% dos portugueses nunca acedeu à net, enquanto que no total dos países da UE essa percentagem é de 24 por cento.

O estudo do organismo de estatísticas da UE revela que apesar do mau resultado, Portugal regista uma subida de 20 pontos percentuais relativamente a 2006, ano em que 60% dos portugueses entre os 16 e os 74 anos nunca tinha acedido à net. No pólo oposto, está a Suécia onde apenas 5% da população nunca acedeu à net. Aliás, os números dão uma visão muito curiosa que reflete o grau de desenvolvimento das zonas geográficas que compõem a União Europeia. Os países em que a net está menos divulgada são os do sul (com a Roménia a ocupar o último lugar, seguida da Bulgária, Grécia e – em igualdade – Chipre e Portugal) e os que têm maior penetração no norte (Suécia, Holanda, Luxemburgo e Finlândia).

Os dados do Eurostat mostram, contudo, que os portugueses são dos povos que mais se relaciona com o Estado via internet com 48% dos utilizadores da internet a já terem submetido formulários à Administração. Um número só ultrapassado pela Islândia, Noruega, Malta e República Checa.

Em Portugal, a taxa de lares com ligação à internet deu um salto de gigante de 2006 para 2011, passando de 35 para 58%, e a penetração da banda larga passou de 24% para 57%.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *