timeline Redes sociais

Timeline do Facebook já é para todos


Cuidado com a privacidade

 

O Facebook tem desde hoje um novo layout que permite usar esta rede social como um diário online da nossa vida. Chama-se Timeline e não só teremos a oportunidade de colocar dados e fotos sobre os eventos mais marcantes na nossa vida, como também de aceder à nossa atividade desde de que começamos a usar o Facebook. Embora muitos tenham recebido estas notícias com algum entusiamo, a maior parte encontra-se preocupada. E com razão!

Imagine que começou a utilizar o Facebook há 3 anos atrás – como a maior parte dos Portugueses (os Brasileiros só este ano começaram a demandar em força do Orkut) -, na altura você colocava tudo online: fotos de brincadeiras entre amigos; links para websites atrevidos; comentários loucos nos profiles dos seus amigos… etc e fazia isto sabendo que só os seus verdadeiros amigos poderiam ver.

Agora, no seu Facebook estão também colegas de trabalho, familiares e até mesmo o seu chefe e brevemente todos eles vão poder aceder a toda a sua atividade no Facebook. Entrou em pánico? Calma, nós ajudamos!

O Tech&Net experimentou o novo template “Timeline” e podemos dar-lhe algumas indicações de como prevenir que certo conteúdo seja ocultado a olhares menos aconselhados. Confira esta lista para evitar alguns dissabores com familiares e colegas de trabalho:

Antes de mais organise os seus contactos no Facebook por listas, por exemplo: Trabalho | Familia | Amigos | Conhecidos, depois volte atrás no tempo e confira as fotos que publicou e altere os seetings de partilha da mesma. Escolha o grupo de pessoas com as quais deseja realmente partilhar essas imagens. O mesmo se aplica a certos comentários e atividade no Facebook.

Aumente a sua privacidade e no canto superior direito clique no pequeno triângulo – ao lado de Home – em ‘Limit the audience for past posts‘  aparecerá ‘Manage past post visibility‘ e aqui escolha Esconder posts antigos ou selecionar quais dos seus grupos pode aceder aos seus posts antigos.

A maior parte dos sites que requerem “Login” dão-lhe a opção de o fazer com o seu Facebook. Evite fazer este tipo de registro/login com o Facebook, pois a sua atividade online pode ser partilhada no seu mural. Assim sendo, escolha fazer um registro com o seu email e password.

Estas dicas servem para aumentar a sua privacidade sobre o que já foi publicado no seu Facebook, doravante poderá escolher quem vê cada um dos seus posts e fotos. Esta função vai exigir um pouco mais da sua atenção quando estiver a colocar os seus posts, pois a sua última opção de partilha prevalecerá na próxima vez, ou seja, imagine que coloca um novo post onde diz: “ Hoje está um lindo dia” e escolhe partilhar com todos os seus grupos, pois o post é completamente pacifico. No entanto, você estava a ser sarcástico e o que realmente você quer colocar é “O meu chefe está mal disposto e eu é que pago.” Se ao colocar este post, não alterar de novo os settings de partilha – no canto inferiro direito da janela onde escreve o post – quando clikar em submeter ele será visivel para todos os seus grupos, tal como o anterior!

Assim que o seu “Timeline” ficar efectivo, a palavra de ordem no Facebook será: Cuidado! Impulsos e posts colocados depois de umas cervejas podem não ajudar na sua vida profissional e até mesmo pessoal, mas depois de controlar os settings de privacidade e partilha, poderá estar um pouco mais tranquilo.

A nova funcionalidade do Facebook foi anunciada em Setembro como estando disponível “nas próximas semanas”, mas foi preciso esperar mais de três meses para que os mais de 800 milhões de usuários pudessem ter acesso à nova cronologia.

O convite para mudar para a timeline deve surgir no topo da sua página do Facebook, ou pode optar por começar a construir a sua timeline a partir daqui. Terá sete dias para a editar até ela ficar acessível a todos, ou poderá optar por a publicar imediatamente.


2 Comentários on Timeline do Facebook já é para todos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>