Brasileiro põe Siri a falar português

Desenvolvedor tem 15 anos

 

Um jovem desenvolvedor brasileiro desenvolveu um algoritmo que permite que o assistente pessoal do iPhone 4S – o Siri – entenda perguntas em português. Pedro Franceschi tem apenas 15 anos.

franceschiO sistema funciona a partir da intercepção da comunicação entre o Siri e os servidores da Apple mas só ficará disponível quando saír  o jailbreak do iPhone 4S. No seu blog, Pedro Franceschi explica que depois de uma conversa com amigos se lembrou que o app Dragon Dictation, da Nuance, “faz reconhecimento de voz, e muito bem feito, por sinal, do Português brasiliero. Por que então não temos o Siri na nossa língua? Talvez devido a uma questão burocrática, talvez devido a falta de agilidade da Apple Brasil, talvez ambos”.

Franceschi resolveu então trabalhar sobre o app e após três dias e duas noites de trabalho conseguiu resolver o problema, utilizando um algoritmo por ele criado. Agora, o Siri aprendeu português e já é possível falar com o assistente pessoal do iPhone.

Artigo anteriorPróximo artigo
Jorge Montez
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais mídia portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. É licenciado em Ciências da Comunicação. | Google +

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *