Internet

Gigantes podem parar net


Facebook, Google e Ebay ponderam protesto

A tentativa do Congresso norte-americano de aprovar uma lei de controlo sobre a internet pode levar os principais gigantes da net a encerrar os seus serviços. Esta forma de protesto está a ser “discutida muito a sério”.

A Net Coalition está a ponderar seriamente interromper os serviços de internet que os seus associados prestam, em protesto contra a SOPA – a lei anti-pirataria que está a ser discutida no Congresso norte-americano. A posição de força das empresas pode paralisar a net, uma vez que fazem parte da Net Coalition a Google, Facebook, PayPal e Twitter. Ou seja: grande parte da sua vida online pode parar, sem acesso às redes sociais, ao email e a pagamentos.

A interrupção dos serviços está a ser ponderada de uma forma muito veemente: “Tem havido discussões sérias sobre o assunto”, confessou Markham Erickson (o representante da Net Coalition) ao CNet. A página da organização abre com uma tomada de posição contra a legislação, assinada por centenas de empresas e profissionais da área.

A SOPA (Stop Online Piracy Act) é um projeto de legislação que permitirá suspender sites sem autorização judicial e obrigará os prestadores de serviços de net a monitorizarem os serviços online. Este projeto tem suscitado uma onda de protestos e levou mesmo o Parlamento Europeu a reiterar a necessidade se manter a net livre. Recentemente, a GoDaddy – um dos principais serviços de alojamento de sites do mundo – viu milhares de domínios saírem para a concorrência por ter declarado o seu apoio à SOPA, o que obrigou mesmo a uma retração da sua posição.

Via

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *