iCloud da Apple atinge 85 milhões de utilizadores

O iCloud, recente aplicação de armazenamento de dados na núvem da Apple, lançada a 12 de Outubro de 2011, atingiu, em menos de 4 meses, cerca de 85 milhões de utilizadores. O facto de ser uma aplicação gratuita pode ter contribuído para esta impressionante adesão.

O iCloud está integrado no iOS 5  e armazena online o conteúdo do utilizador, permitindo aceder-lhe a partir de qualquer aparelho com ligação à internet. Este serviço na versão gratuita tem 5GB de capacidade, que podem ser utilizados para armazenar e-mails e documentos, bem como aceder directamente às suas músicas, fotografias e aplicações de qualquer dispositivo Apple que tenha. O iCloud mantém ainda organizados em qualquer aparelho Apple, os seus contactos e agenda, sem necessidade de sincronizar esses dados de forma manual. No caso de haver necessidade de uma maior capacidade de armazenamento, será possível contratá-la, fazendo upgrade diretamente a partir do dispositivo, em troca do pagamento de uma assinatura mensal.

O iCloud é extremamente completo, faz sincronização e backup direto para aparelhos iOS, envia seus contatos, agenda, e-mails, lembretes e outros dados (como notas), para todos os seus aparelhos. Permite ainda acesso remoto para as suas compras no iTunes. A grande vantagem do iCloud, conforme a Apple referiu no dia de lançamento do serviço, é o facto de o utilizador ter a possibilidade de tirar uma foto com o seu iPhone na rua, e quando chegar a casa, ter essa foto disponível na biblioteca de imagens do seu computador pessoal, dado que a sincronização na núvem, é feita de forma automatizada. Para compreender melhor este conceito, veja o vídeo de apresentação do serviço:

O que é o iCloud?

O seu conteúdo em todos os seus dispositivos. O iCloud é muito mais do que uma disco rígido na núvem. Ele torna o acesso às suas informações mais importantes, numa verdadeira experiência de utilização de dispositivos móveis. O iCloud guarda em segurança todos os seus conteúdos para que estejam acessíveis em todos os seus dispositivos, nomeadamente o iPhone, iPad, iPod touch, Mac, ou mesmo um PC. Ele dá-lhe acesso às suas músicas, apps, fotografias, e muito mais, a partir de qualquer um dos dispositivos que você use. Além disso, ele mantém os seus emails, contactos, e calendários actualizados em todos esses dispositivos também, sem que você tenha de realizar qualquer tipo de sincronização. O iCloud trabalha sozinho, silenciosamente e de forma automática.

5GB gratuitamente

icloudQuando o utilizador se inscreve no iCloud, recebe automaticamente 5GB para armazenamento dos seus dados e informações. E na verdade, isso é espaço mais que suficiente, pela forma como o iCloud guarda as suas informações. A música, aplicações, livros e episódios de TV que forem compradas pelo iTunes, bem como a sua galeria de fotografias pessoais, não são contabilizadas no espaço de alojamento disponível no iCloud. Uma vez que o seu email, documentos, fotos recentes, informações de conta, opções, e dados de outras aplicações não ocupam muito espaço em disco, isso significa que os 5GB disponíveis no iCloud, são espaço mais que suficiente para você estar tranquilo com o armazenamento e segurança dos seus dados. No caso de desejar mais espaço, poderá adquirir um plano de mensalidade junto da Apple, seguindo as seguintes condições:

  • 10GB (+5GB iCloud) = $20 dólares por ano
  • 20GB (+ 5GB iCloud) = $40 dólares por ano
  • 50GB (+5GB iCloud) = $100 dólares por ano

Compatibilidade do Serviço iCloud

Para activar o serviço iCloud no seu iPhone, iPod ou iPad, terá obrigatoriamente de ter o sistema operativo iOS5. Os modelos compatíveis com o iOS5 são: iPhone 3GS, iPhone4, iPhone 4S, iPod Touch de 3ª Geração, iPod Touch de 4ª geração, iPad e iPad2. Todos os modelos anteriores, não são compatíveis com o iOS5 e inevitavelmente com o iCloud.

Já nos computadores Mac, para que possa beneficiar das vantagens do iCloud, terá de ter instalado o sistema operativo OSX Lion, a última versão do sistema operacional da Apple. Para instalar o OSX Lion, você deverá ter um computador Mac com um processador Intel Core 2 Duo, Core i3, Core i5, Core i7 ou Xeon, caso contrário o sistema operativo não será compatível, e consequentemente não poderá beneficiar das vantagens do iCloud.

No que diz respeito ao Windows PC, você deverá ter o sistema operativo Windows Vista Service Pack 2 ou Windows 7, de forma a instalar o iCloud Control Center, uma aplicação da Apple que corre em ambiente Windows, para que possa sincronizar os seus dados do iPhone, iPod e iPad conjuntamente com o seu Windows PC. Caso o seu computador não suporte uma versão tão avançada do sistema operacional da Microsoft, não poderá beneficiar das vantagens do iCloud.

Links Importantes

Para o auxiliar com todos os passos, considere seguir algumas das seguintes hiperligações:

Artigo anteriorPróximo artigo
Regina Santana é autora em vários sites e blogs na Internet. Trabalha a tempo inteiro como produtora de conteúdos. Adora BTT e navegar na Internet!

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *