Imagem & som

Nikon anuncia a D800 com 36,3 megapixéis


Nikon D800 – Uma D-SLR inovadora

A Nikon anunciou hoje a D800, uma nova câmera fotográfica D-SLR profissional com formato FX de 36,3 megapixéis.

D800-Nikon-D-SLRA nova Nikon D800 está repleta de nova tecnologia e foi concebida para responder às necessidades mais exigentes de fotografia e vídeo.

O Gestor Profissional de Produtos da Nikon Europe, Dirk Jasper, declarou:

“A Nikon D800 é a derradeira D-SLR de ecrã completo com ramificações significativas para o futuro da criação de imagens e vídeo. A espantosa resolução de 36,3 megapixéis obtém pormenores como nunca antes e as opções de vídeo abrangentes irão cativar os criadores de vídeos de todas as disciplinas”. Acrescentou: “Estamos realmente entusiasmados sobre o que a D800 significa para qualquer pessoa que esteja seriamente interessada em contar histórias através de imagens fixas, de filmes ou de ambos.”

Excelente qualidade de imagem

O sensor CMOS de formato FX (35.9 x 24mm) e 36,3 megapixéis (7360 x 4912 px) efectivos permite atingir níveis de pormenor, profundidade e gama de tonalidades “sem precedentes” em fotografia e é o maior em termos de resolução até hoje desenvolvido pela Nikon.

A nova D800 estabelece uma nova referência para as D-SLR, desta gama de resolução, ao disponibilizar uma gama ISO de 100 a 6400expansíveis a 50 (Lo-1) e 25.600 (Hi-2), sem dúvida, faz jus à fama da Nikon de ser líder na captura de imagens em condições de baixa luminosidade.

Esta nova câmera digital vem equipada com o motor de processamento EXPEED  3 de última geração, que permite realizar facilmente tarefas exigentes em termos de dados, sem colocar em risco a velocidade e qualidade a que os profissionais da fotografia estão habituados.

O novo sensor de 36,3 megapixéis permite capturar imagens  de excelente qualidade e amplia-las até ao formato A1 com 200 dpi.

Vídeos com qualidade de difusão

A Nikon D800 é leve e compacta o que a tornam ideal para ambientes de produção.

Esta nova D-SLR é muito flexível proporcionando uma ampla variedade de aplicações de filmagem e apresenta uma gama abrangente de fotogramas por segundo:

Vídeos Full HD (1080p) podem ser gravados em opções de 30p , 25p e 24p . Para gravação em HD 720p estão diiponíveis as opções de 60p, 50p e 25p. Os clipes de vídeo podem ter até 29:59 minutos de duração e podem ser gravados no formato H.264 / MPEG-4 AVC, utilizando o método de compressão de dados B-Frame.

A D800 apresenta um controle de áudio de alta fidelidade e, segundo a Nikon, estabelece um novo padrão de gravação em dispositivos D-SLR, apresentado uma qualidade de áudio tão boa quanto a qualidade de imagem.

Para além da entrada para microfone estéreo externo, uma saída de áudio para auscultadores externos permite-lhe a sintonização fina do áudio em isolamento, tanto antes como durante a gravação do vídeo. É igualmente fornecida uma definição de entrada de linha para gravadores lineares PCM.

Para aqueles que necessitam da mais pura saída de vídeo para edição de qualidade profissional , a Nikon D800, apresenta uma saída HDMI não comprimida e oferece a possibilidade de saída de visualização em direto não comprimida para gravadores e monitores externos.

Reconhecimento de cenas e velocidade de disparo

A Nikon D800 apresenta um sistema avançado de reconhecimento de cenas e incorpora um sensor RGB de 91.000 pixéis, de nova concepção, que analisa em pormenor cada cena para uma precisão espantosa. Mesmo com a utilização do visor ótico a deteção de rostos humanos com exatidão é exata e consegue reconhecer as cores e brilho com precisão “sem precedentes”.  Este nível de análise de cena pormenorizado é igualmente utilizado para suportar uma focagem automática mais exata

A seleção de modo de área de AF e AF simplificado é agora possível sem retirar os olhos do visor.

A Nikon D800 é extremamente rápida e está pronta a disparar em cerca de 0,012 segundos, o intervalo do tempo de libertação é minimizado até cerca de 0,042 segundos (equivalente à da D4), com uma capacidade de cerca de 4 fps contínua em formato FX e modo de recorte de cerca de 6 fps em modo de recorte em formato DX com a unidade de alimentação múltipla MB-D12.

Construção e durabilidade

A Nikon D800 foi desenvolvida de forma a conseguir uma melhor durabilidade e menor peso. O resultado é uma câmera cerca de 10% mais leve que a Nikon D700, mas tão robusto quanto , pesando cerca de 1.000 gramas. A estrutura foi projetada em liga de magnésio para proteger a câmara contra choques acidentais. O corpo é vedado e selado com juntas  para resistir às poeiras , tornado Nikon D800 tão fiável “estrada” como é no estúdio.

Nikon D800E – A derradeira alternativa

A Nikon D800E é uma edição especial da D800, especificamente concebida para os que procuram definição absoluta.

A D800E diferencia-se da sua irmã D800 pela incorporação de um filtro ótico com propriedades anti-distorção removidas com vista a facilitar as imagens mais nítidas possíveis. Esta é uma ferramenta ideal para fotógrafos que conseguem controlar a iluminação, distância e o motivo até ao nível de conseguirem mitigar o risco acrescido de efeito moiré⁵ e cor falsa.

 

Fonte: Nikon


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *