Virus-infected Bitdefender, Software

Como não ser enganado na internet


Além de oferecer infinitas opções de entretenimento e informação, a rede mundial de computadores também é porta de entrada de centenas de fraudes que podem comprometer as experiências de usuários no mundo virtual.

Eis que surgem novas fraudes…

infectedpcSegundo dados do R7 Notícias, um novo malware está infectando computadores mesmo sem fazer o download de anexos do e-mail ou clicar em links. A mensagem com a nova praga tem como título a frase: “Atualização Bancária de Segurança”. O usuário não é informado do que acontece, o e-mail faz o download de uma mensagem e, assim que ela é aberta, um programa malicioso é instalado no computador.

Visto que novos malwares atacam vítimas a cada instante ao redor do mundo, é de suma importância estar protegido, afinal é imensurável o valor que os dados pessoais podem ter.

Ações que protegem seu computador

Para saber como se proteger, é preciso conhecer as pragas virtuais que atacam computadores e fazem de vítimas os internautas.

O novo malware citado acima é um tipo de spyware, um programa que invade o computador sem a permissão do usuário e permanece oculto enquanto faz mudanças para proveito próprio. Quando instalado em uma máquina, um spyware pode realizar muitos atos destrutivos, como, por exemplo, gerar infindáveis pop-ups de publicidade, tornando o browser bastante lento e impossível de ser usado.

Bitdefender QuickScan é uma ferramenta que detecta vírus e spyware que estão ativos na memória ou presentes em arquivos executados na inicialização do sistema. O serviço Quickscan é fácil de usar, pode ser acessado por qualquer computador com conexão à internet e não é preciso instalar software, executar atualizações ou tarefas de atualização. A ferramenta é uma alternativa para se livrar de spywares ativos.

Um outro tipo de malware ronda a internet. Links suspeitos em e-mails ou redes sociais podem inserir um programa chamado cavalo de troia, um malware que entra inofensivamente no computador e libera uma porta para uma possível invasão. Essa praga afeta usuários descuidados. Ter bom-senso e não acreditar em tudo o que há na internet é fundamental para se proteger contra cavalos de troia e outros malwares.

Virus pcAlguns tipos de phishing, e-mail que convence o destinatário a inserir informações pessoais, como dados da conta bancária, também podem enganar usuários desatentos. O malware induz o internauta a inserir seus dados em um site ilegal, parecido com o original. Fornecer informações confidenciais apenas a sites bem-conceituados e seguros pode servir de proteção contra roubos de dados, de imagem ou da conta bancária.

Além desses cuidados, para ajudar na prevenção de todo tipo pragas virtuais, é extremamente importante contar com um antivirus reconhecido e certificar-se de que este seja atualizado com frequência.

Sendo assim, para se proteger na internet, é fundamental conhecer as principais fraudes e saber como lidar com cada uma delas, tanto no que se refere à prevenção proativa como no que diz respeito à própria remoção dos vírus.

Este artigo é um oferecimento de Bitdefender.


2 comentários em Como não ser enganado na internet

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *