Nokia-N9 - review Tech&Net Análise, Mobile

Review ao Nokia N9


Nokia N9: Um smartphone elegante e funcional

Durante três semanas o Tech&Net experimentou o smartphone Nokia N9 e chegámos à conclusão de que é uma proposta interessante. Como pontos positivos podemos destacar o design, a qualidade de construção e a facilidade de utilização. O facto de utilizar o sistema operativo MeeGo OS 1.2 Harmattan e as poucas apps disponíveis, são, sem dúvida, os pontos negativos.

Nokia N9 – Visão rápida

  • Ecrã: Ecrã táctil em vidro ClearBlack AMOLED curvo de 3,9″, 854 x 480 pixels, perfeitamente integrado num corpo suave de uma peça
  • Sistema operativo: MeeGo OS 1.2 Harmattan
  • Câmara: 8 MP, Carl Zeiss de focagem automática, com flash LED 2x
  • Memória: Memória interna de 16 GB, até 64 GB (só N9 preto de 64 GB)
  • Dimensões: 61,2 x 116,4 x 12,1 mm
  • Peso: 135 g
  • Tempo de conversação 3G: 7 h *
  • Tempo de espera 3G: 450 h *
  • Tempo de reprodução de música : 50 h *
  • Tempo de reprodução de vídeo : 4,5 h * * Duração máxima da bateria

Nokia-N9

A nossa análise

Testamos o smartphone Nokia N9 e ficamos, agradávelmente, surpreendidos. Apesar de utilizar um sistema operativo – MeeGo OS 1.2 Harmattan – que fica aquém dos SO Android, iOS e Windows Phone, nem estar equipado com o melhor processador, a verdade é que o seu desempenho foi excelente. O design é irreprensível, a Nokia não quis deixar os seus créditos em mãos alheias e criou um equipamento digno de um coleccionador. nokia-n9-swipe

Antes de iniciarmos o teste tínhamos algumas dúvidas em relação ao desempenho deste equipamento, no entanto o Nokia N9 superou as nossas expectativas. O sistema operativo (operacional) MeeGo mostrou-se  poderoso e fiável, durante as 3 semanas de teste não tivemos um único travamento (mesmo com várias aplicações a correr simultâneamente). A navegação é extremamente fácil, tudo se faz com o simples deslizar de um dedo (SWIPE).

Neste smartphone tudo se passa na tela/ecrã, as únicas teclas físicas existentes são as de bloqueio/desbloqueio e de controle de volume. Tudo o resto é feito através do ecrã táctil de generosas dimensões (3,9 polegadas). O “SWIPE” permite navegar, suavemente, entre os ecrãs (3), menus e aplicações abertas. Apesar de no início nos parecer algo complicada a verdade é que depois de nos habituarmos tudo se torna extremamente fácil e intuitivo.

nokia_n9_teclas e telas Para testar a capacidade do processador (ARM Cortex A8 OMAP3630 1 GHz) chegamos a ter mais de 10 aplicações correndo em simultâneo, várias páginas web abertas e, mesmo assim, o Nokia N9 nunca travou. Abrir e fechar aplicações é muito fácil e intuitivo, basta dar um pequeno toque na tela (ecrã) e abre-se a aplicação. Para fechar é só pressionar a tela multitarefas. Também é possível fechar uma app aberta com o simples deslizar do dedo de cima para baixo.

E quanto ao consumo de energia? A duração da bateria surpreendeu-nos e após um dia de utilização intensiva (rede, música, 3G, Wi-Fi, e-mail, facebook, twitter, etc. ) ainda tínhamos cerca de 45% de carga.

Apesar de existirem poucas apps disponíveis (quando comparadas com o número da aplicações existentes para Android ou iOS) as redes sociais como o facebook, twitter e foursquare estão presentes e completamente integradas no sistema operativo/operacional MeeGo.

O Nokia N9 tem um excelente desempenho multimídia, o player de música e o player de vídeo são excelente e muito fáceis de utilizar.

A câmera de 8 megapixels (lente Carl Zeiss grande angular) do Nokia N9 permite capturar imagens com boa qualidade. A fotos de exteriores e diurnas são excelentes, as de interior tem uma qualidade razoável, mas as tiradas à noite apresentaram algum grão. No cômputo geral a nossa opinião é francamente positiva . A verdade é que é um smartphone e não uma câmera fotográfica

Elegante, belo, minimalista, é aquilo que podemos dizer sobre este smartphone da Nokia. Com corpo “unibody” (peça única) em policarbonato (que à primeira vista parece aço) o Nokia N9 é uma peça de design muito bem conseguida, de tal maneira que o seu “primo” mais recente Lumia 800 utiliza a mesma estrutura. Para nós é um dos smartphones mais bonitos existentes no mercado. Nokia-N9-design-simples-e-belo Vídeo Nokia N9

Características técnicas

Sistema operacional/operativo – MeeGo OS 1.2 Harmattan

Memória – Memória interna de 16 GB, até 64 GB (só N9 preto de 64 GB)

Processador – ARM Cortex A8 OMAP3630 1 GHz | GPU PowerVRSGX530

Rede – Penta-band WCDMA 850/900/1700/1900 / 2100 | Quad-band GSM 850/900/1800/1900

Sensores – Acelerómetro / Sensores de Proximidade/ Sensor de luz ambiente

Dimensões – 116,4 comprimento x 61,2 largura x 12,1 mm espessura

Peso 135 gramas

Tela/ecrã: Ecrã táctil em vidro ClearBlack AMOLED curvo

Dimensões do ecrã: 3,9 ” (polegadas)

Resolução: 854 x 480 pixels Cores: 16 000 000

Câmara principal: 8 megapixels

Lente: Carl Zeiss (grande angular / abertura f2.2)

Zoom: 4 x Resolução: 2448 x 3248 pixels (altura x largura)

Flash: Led duplo

Câmara frontal: sim

Vídeo: Gravação HD (30 fps)

Resolução: 1280 x 720 pixels ( largura x altura

Suporte a WLAN:

  • WEP / WPA / 802.11b/g/n / WPA2

Sincronização de dados:

  • ActiveSync / CalDAV

Conectividade local:

  • Micro USB
  • Armazenamento em massa USB
  • AV Nokia de 3,5 mm
  • USB 2.0 de alta velocidade
  • USB
  • Áudio estéreo Bluetooth
  • NFC
  • Bluetooth
  • Bluetooth 2.1 +EDR

Bateria: BV-5JW 3,7V 1450mAh

Controle de energia: Carregamento USB

Tempo máximo de conversação 2G: 11  h

Tempo máximo em espera GSM: 380  h

Tempo máximo de conversação 3G: 7  h

Tempo máximo em espera 3G: 450  h

Tempo máximo de reprodução de música: 50  h

Tempo máximo de reprodução de vídeo: 4,5  h

Classificação TecheNet

Design
Conforto
Tela/ecrã
Câmeras
Conectividade
Bateria
Pensamentos finais

Nokia N9: uma proposta interessante
Como pontos positivos podemos destacar o design, a qualidade de construção e a facilidade de utilização. O sistema operativo MeeGo OS 1.2 Harmattan e as poucas apps disponíveis, são, sem dúvida, os pontos negativos.

Classificação 4.1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *