Bitdefender, Segurança, Software

Dicas para proteger seu computador


A infecção por vírus e malwares é protagonista entre os problemas enfrentados por usuários de computadores, principalmente os de uso doméstico. Quando o aparelho está infectado, ele costuma apresentar alguns “sintomas”, que descreveremos nesse artigo. Além disso, selecionamos algumas dicas sobre como agir e se proteger nesse tipo de situação.

Sintomas de que seu computador está infectado

Sintomas de que seu computador está infectadoComputadores infectados tendem a ficar mais lentos, ou seja, os programas demoram a ser executados e há uma maior ocorrência de “travamentos.” Além disso, surgem anúncios pop-up, mesmo que você não esteja conectado à internet.

Outro indício são alterações repentinas. Por exemplo, novas ferramentas em seu navegador que não tenham sido adicionadas por você, assim como ser conduzido para um endereço diferente do digitado. Do mesmo modo, é um forte indicativo de infecção quando programas iniciam automaticamente sem que tenham sido solicitados.

Quais os principais inimigos

Como se proteger de virus e malwaresTalvez a principal e, mais conhecida ameaça, sejam os spywares. Resumidamente, eles são um tipo de software espião. Seu objetivo, ao infectar um computador, é recolher e armazenar informações sobre o uso da máquina e, em alguns casos, até mesmo dados pessoais, como senhas e afins. Essas aplicações trabalham monitorando o acesso à internet e, assim, cruzam informações e dados, fazendo com que, em alguns casos, o computador se torne um disseminador de SPAM.

Como agir

É raro, mas em alguns casos, mesmo infectados, os computadores não apresentam os sintomas acima descritos. Por isso, é imprescindível que a máquina passe regularmente por uma verificação completa, que por examinar todos os componentes e arquivos tornará o PC mais lento durante sua execução. No entanto, é a melhor maneira de garantir que seu computador não fique exposto a riscos.

scan: como agir para proteger o seu computador

Como se proteger

A maneira mais eficiente de se manter a salvo dessas ameaças é ser cauteloso ao navegar na internet. Atitudes como não acessar sites de procedência duvidosa, assim como não clicar em links suspeitos, são sempre altamente preventivas.

E como os contraventores da informática possuem, a cada dia, técnicas e abordagens mais sofisticadas – e os e-mails com erros grosseiros menos frequentes – é preciso ter atenção redobrada com downloads e acesso a aplicativos em redes sociais.

Além disso, para estar totalmente protegido é imperativo o uso de um bom antivirus. Esses softwares de segurança são especialmente desenvolvidos para rastrear, neutralizar e eliminar diferentes ameaças. De fácil utilização e muita praticidade, são imprescindíveis para a saúde de sua máquina.

scan: é preciso ter atenção redobrada com downloads e acesso a aplicativos em redes sociais

Dicas adicionais

Ao precisar acessar suas redes sociais, e-mail e, sobretudo, internet banking em um computador público, seja extremante cuidadoso. Nesse sentido, é possível, antes de utilizar a máquina, fazer uma varredura online. O site Bitdefender, por exemplo, disponibiliza esse recurso, sendo possível, ainda, instalá-lo como uma extensão do navegador ou widget.

 

Fonte das imagens: Free Digital Photos

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *