Internet, Mobile, Software, Tecnologia

Firefox 15 – Actualize o seu navegador


Firefox 15 para PC

As mudanças do firefox para Pc são sobretudo na introdução de novos recursos para desenvolvimento web, correcções de segurança e melhoria de desempenho. Em especial no último ponto, e talvez a melhor notícia para todos os simpatizantes do Firefox, é o facto que a fundação Mozilla trabalhou na introdução de importantes melhorias de gestão de memória. Os resultados são bastante notórios, a equipa da Mozilla conseguiu em alguns casos que o Firefox 15 consumisse apenas 24% da memória utilizada pela versão 14. Mas depois de tanto trabalho de bastidores, o utilizador também é brindado com algumas funcionalidades.

Preferências concentradas numa aba/separador.

As versões tradicionais do firefox, sempre se basearam no principio que as secções de Downloads, Preferências e Marcadores/Bookmarks deveriam ser abertas em janelas separadas. Se no início até fazia sentido por uma questão de organização, quando nos vemos com várias janelas abertas no sistema operativo, torna-se difícil de saber onde está o quê. A versão 15 do firefox, permite aos utilizador ver todas as preferências/opções como uma única aba na janela principal. Esta funcionalidade é reminiscente das definições do Chrome/Chromium que são apresentadas numa aba. Contudo, apesar de ser útil esta opção não está activa por omissão. Para proceder à sua activação deve ir a about:config e procurar pela entrada browser.preferences.InContent. Um duplo clique sobre esta opção torna-la activa (com valor a “true”)

Melhor Depurador de Javascript

Esta nova funcionalidade embora não muito relevante de forma imediata para o utilizador regular, é um mecanismo importante para quem desenvolve sites, assegurar a sua correcta visualização do firefox. O novo depurador (ou debugger) para diagnosticar problemas num site ao visualizar o firefox é agora muito mais rápido. O interface spidermonkey, foi também redesenhado contribuindo para uma infraestrutura preciosa de problemas em sites.

Inspecionar tem novo layout

A opção inspecionar, pertencente às ferrametas de desenvolvimento do firefox, recebeu um “facelift”. Agora ao clicar nas dimensões de um objecto (por exemplo uma imagem), pode ver dados importantes como a sua altura e largura, e permite facilitar adicionar alterações sobre o atributo .

Nova opção “Design View Sensível”

A Mozilla adicionou uma nova opção, que permite testar a resposta do design de um site a várias resoluções. Ao seleccionar irá ver no canto superior esquerdo, uma opção para poder ajustar a a vista do seu browser a resoluções inferiores. Caso queira especificar um tamanho personalizado, pode arrastar o canto inferior direito para cima até ter a sua vista definida de forma correcta

Abas acima do site inactivas por omissão

O firefox durante as primeiras versões sempre posicionou as abas acima do conteúdo do site visitado. Após a Google ter desenvolvido o Chrome e tornado as abas acima da barra da url, um “standard” o firefox seguiu a mesma tendência nas novas versões. Apesar deste aspecto, e se tinha apenas actualizado as versões anteriores que tinham este comportamento, poderá ter uma surpresa quando actualizar para o firefox 15. Isto porque o firefox mudou permanentemente a colocação das abas para cima da barra de URL mesmo nas versões antigas, como omissão. Se pretende manter o comportamento antigo digite about:config, e procure browser.tabs.onTop e clique duas vezes (valor a false)

Firefox 15 para Android Tablet / Smartphone

As principais mudanças do firefox para Android, podem-se resumir de seguida:

  • Novo Layout para tablets Android
  • Novo “Ecrã Fantástico” – acesso rápido na página de inicio do firefox para histórico, marcadores, palavras-passes e dados de formulários.
  • Acesso explicito a versão completa dos sites (em vez da versão móvel). Opão disponível através do menú do firefox > “Request Desktop Site”
  • Inclui novas funcionalidades de segurança presentes na versão desktop, como “Do Not track” e “palava mestra”.
  • Actualização de funcionalidades e melhoria de estabilidade.

Não perca tempo e actualize para a nova versão do Firefox quer seja no seu pc ou smartphone android.

Site Oficial: Mozilla Firefox

Download Windows:

Download MacOSX:

Download Linux:

Download Android:

Firefox 15 (Smartphones e Tablets)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *