img_flasplayer_android_01 Destaques, Gadgets, Internet, Mobile

Flash player removido da Play Store, e agora?


A Adobe, detentora da tecnologia Flash decidiu recentemente anunciar o fim do ciclo de vida do flash player para android, e procedeu à sua retirada da Play Store do Android. Não é difícil de prever que a médio longo prazo será o HTML5 a ter o papel que o Flash tem. Contudo, não é possível substituir de um momento para o  outro o conteúdo vasto em Flash disponibilizado em muitos sites. Mas será que irá ficar privado de conteúdos flash no seu dispositivo Android?

É esta a pergunta que fizemos a nós próprios e felizmente existe uma solução para o problema. Para quem quiser ter acesso à última versão disponibilizada pela Adobe na Play Store, deixamos duas opções:

  • Abra este artigo no seu browser android e clique aqui. Imediatamente irá-lhe ser pedido para descarregar um ficheiro APK.
  • Descarregue o ficheiro deste  link, para o disco. De seguida, ligue o cabo USB do seu smartphone ou tablet, ao computador e transfira este ficheiro APK para a memória de armazenamento interno ou cartão SD.

Como nota complementar, se a extensão *.APK não lhe diz nada saiba que é utilizada pelo Android para reconhecer ficheiros executáveis ou de instalação. Assim que tiver descarregado o ficheiro APK dentro do android, ou copiado o mesmo para a memória interna do seu dispositivo  tem de verificar um último passo antes da instalação.

Certifique-se que tem o seu dispositivo Android, preparado para instalar software de fontes desconhecidas. Caso tenha versões iguais ou superiores ao Android 2.3, verifique nas definições/configurações do Android se tem seleccionada a opção Aplicações > Fontes Desconhecidas. No caso de já possuir uma versão do Android 4.0 ou posterior, terá que ter marcada a opção em Segurança > Fontes Desconhecidas. A partir daqui é só abrir o seu gestor de ficheiros, encontrar o caminho para onde copiou o ficheiro de instalação e cliquar sobre o mesmo. Irá aparecer o ecrã de instalação a perguntar se deseja instalar o adobe flash player. Proceda seleccionando “instalar” e se a instalação finalizar sem problemas o processo estará concluído.

A partir de agora não se terá mais que preocupar em reproduzir conteúdo flash, e o melhor de tudo é que a Adobe embora tenha removido da play store o flash player, irá manter o flash player até 13 de Setembro de 2013 com actualizações de segurança críticas para as versões do Android iguais ou inferiores ao Android 4.0 (ICS). Por outras palavras, não pode instalar o flash player pela Play Store mas se o tiver irá na mesma receber actualizações durante cerca de  um ano pela Play Store. Lembre-se que se tiver o Google Chrome instalado na sua versão de android, este não será capaz de reproduzir conteúdo flash. Para o efeito, recomendamos outro browser como por exemplo o Firefox.

Download: Flash Player para Android (4.5MB)
Download: Flash Player para Android – versão ICS ou superior (4.5MB)


35 Comentários on Flash player removido da Play Store, e agora?

  1. jorge

    Rui eu atualizei o meu tablet nexus 7 para a versão 4.4.2 e deixei de ver os videos na NET, à alguma possibilidade de voltar a ver sem colocar valores de fabrica, por exemplo voltar a versão Gelly bean.Obrigado.

  2. edson

    no mes 09/2013,comprei 03 jogos no play store, foram debitados no meu cartao de credito, mas continua debitando todo mes no cartao,e mais, foram acrescentados mais uns 6 ou7 valores na minha fatura,preciso que entrem em contato comigo para resolver essa situação urgente.obrigado

  3. GRAZIELLA

    Rui, eu fiz o passo a passo conforme informado. Mas só consigo ouvi o som do vídeo. Não estou usando o Chrome. Utilizo o navegador que veio no tablet. Pode me ajudar?

  4. Thiago Serra

    Instalei no meu Galaxy Note 2 com o Jelly Beam atualizado. Esta funcionando perfeitamente no Firefox! podem instalar!

  5. Jackson William

    Baixei o app de várias fontes, todas as vezes q tento instalar aparece “app não instalado, arq corrompido”, não consigo achar solução, voc pode ajudar? Desde já, mt obrigado. (motorola razr i)

  6. Helenito

    comprei um samsung galaxy tab com android 4.0 sem entender nada deste sistema
    e so depois descobri que nao podia assistir alguns videos, depois de tanta procura,
    encontrei algumas dicas que acabaram dando certo. Instalei a apk como ensina
    o rui, so que nao tinha audio, depois de instalar o mozila firefox beta e fazer o
    Download do Flash Player para Android – versão ICS ou superior (4.5MB), funciona perfeitamente.
    agora valeu a pena

  7. jhonatan

    O vanessa o meu também estava sem o som mais ai eu instalei o para a versão ios que ele posta no finalzinho do posto e fikou bonzão!!!!!!!!

    Valeu mesmo kara!!!!!!!!

  8. clelilton

    foi tiro e queda, serviu perfeitamente baixei o arquivo e instalei o app, perfeito , muito obrigado parabéns pelo toque…

  9. André Luis

    Tentei instalar pelos links do navegador do celular e pelo computador mas nenhum deles permitiu descarregar o programa

  10. gleyce

    muito bom tenho galaxy tab 7 p6800 android 4. …….o primeiro site q testei que nao funcionava antes era o da radio uol. Agora funciona

  11. Richard

    Funcionou, pessoal so funciona no firefox. Testei no dolphin e no chrome e nada.
    Agr no firefox funciona normal Vlw msm vou ajudar a divulgar

  12. Guilherme

    Obrigado, deu certo. Instalei pelo site no xperia x10 2.3.4, através do chrome to phone e cliquei no link e pronto. Obrigado novamente.

  13. anisio

    nao consigo reproduzir listas da radio uol .. alguem consegue? ja tentei com opera ,firefox e o nativo do motorola RAZR…

    • Rui Oliveira

      anisio,isso certamente será uma limitação do flash para Android. Lembre-se que embora funcione esse site no seu computador com o flash, o flash para pc é muito mais evoluído e tem uma maior compatibilidade de sites, que o flash para Android.

      Poderá atestar se a instalação correu de forma correcta visitando um site que conheça e que utilize flash. Pode também tentar outro browser, segundo sabemos no Firefox para Android funciona bem por isso se não for esse o seu browser pode instalá-lo para testar.

    • Rui Oliveira

      Caro Matheus, tente descarregar o ficheiro apk do seu computador pessoal e copiá-lo para a memória interna/cartão SD do seu smartphone e depois tente instalar de lá. Só precisa de utilizar o cabo de dados que veio com o seu smartphone para ligar ao seu computador e activar o dispositivo de armazenamento em massa. Depois disso só tem de copiar o ficheiro do explorador de ficheiros do seu pc para a localização que desejar do seu android.

  14. Marco Heleno

    Instalei e funciona em alguns sites noutros não, como por exemplo o liga record.pt. Está sempre a “acenderem apagar” Posso fazer alguma coisa para mudar?

    • Rui Oliveira

      Marco, veja se encontra na play store uma actualização para o Flash player. Se não existir, lamento mas não poderei fazer nada.

      • Marco Heleno

        Obrigado pela sua rápida resposta. O ADOBE FLASH PLAYER DOWNLOADER que está no google Play será uma actualização? Obrigado

        • Rui Oliveira

          Não, isso é outra aplicação. O que eu quis dizer é que tem de de ver no play store se existe uma actualização ao flash que instalou utilizando o apk que disponibilizámos. Isto porque a versão do flash que disponibilizámos pode não ser a última. Basta para isso se tiver duvidas como fazer executar todas as actualizações para as suas aplicações. Caso não exista melhorias depois de fazer actalização (se ela existir) não há nada a fazer.

  15. André

    Fui tentar instalar pra ver se conseguia jogar o jogo online .. e instalei e deu no mesmo .. diz no meu android que é 4.0 que precisa instalar o adobe flash player superior a 11.2 , que o que acabei de instalar é 11.1 ! e agora tem soluçao ?

    • Rui Oliveira

      André! se conseguiu instalar a versão 12.1 a partir de agora apenas tem de ir à play store e ver se de facto existe uma actualização para a versão 12.1 para o Flash Player disponível por lá. Se existir é sinal que poderá descarregar a actualização e tentar novamente ver se consegue jogar.

  16. Vitor

    Valeu mesmo cara…Eu acabei de comprar um Galaxy tab 2 10.1, e quando percequi que não rodava flash fiquei meio chateado ! Mas com desse modo eu consegui instalar e está rodando normalmente aqui…

    • ruioliveira

      Olá Vanessa.

      Não terá o som de multimedia do seu smartphone colocada no mínimo? Tente quando estiver a reproduzir o video carregar no botão de volume lateral para aumentar o som, para ver se começa a ouvir aljo. Já tentou noutro sites que tenham videos/flash incorporados a ver se produzem som?Existem ainda casos (já me aconteceu), em que o flash pode não reproduzir a 100% determinados vídeos. O melhor será tentar outro conteúdo em flash no seu smartphone.

      Da minha experiência utilizo o Flash Player em alguns sites no meu smartphone e ainda não tive problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>