Apple, Imagem & som, Sistemas Operativos, Software

GIMP chega ao Mac OS X


A Apple desde muito cedo preparou estrategicamente o seu sistema operativo, para ser acolhedor para ferramentas de produção de conteúdos, conquistando pelo caminho uma legião de utilizadores criativos. No campo da imagem, o Photoshop da Adobe foi e é ainda a ferramenta profissional “rainha” para edição de imagem em Mac OS X. Mas será que tem que pagar tão caro por um software de edição de imagem?

Se as suas exigências de edição de imagem não são muito elevadas ou específicas então claramente a resposta à anterior pergunta é não. Então temos o prazer de o informar que temos uma solução muito melhor para si. O popular editor de imagem “Open Source” GIMP, ganhou recentemente uma versão nativa para Mac OS X. Mas o leitor pergunta, “mas já não existia uma forma de executar o GIMP no Mac OSX?”. A nossa resposta é sim, existia, mas obrigava a utilizar um conjunto de procedimentos não oficiais e não nativos.

Primeiro obrigava o utilizador a instalar o X11, uma plataforma de sessão gráfica usada pelos ambientes baseados em Unix (Linux incluído) e de seguida o utilizador tinha de descarregar um port não oficial do GIMP. A acrescentar a esta instalação “trabalhosa” a experiência e a integração com o sistema operativo não era a mesma que um utilizador Mac está habituado. Por exemplo, nessa versão do GIMP os menus estavam incorporados nas próprias janelas em vez do menu global do Mac OS X (à semelhança do acontece na maioria dos ambientes gráficos em Linux).

Felizmente esses tempos já fazem parte do passado e o projecto open source por detrás do GIMP, começou recentemente a produzir versões nativas do Mac OSX disponíveis no tradicional e prático ficheiro de instalação *.dmg.

O GIMP é cada vez mais utilizado por profissionais em todo o mundo como uma alternativa viável ao software proprietário. Como existem bastantes tutoriais online para o ajudar a começar, a sua curva de aprendizagem não é assim tão elevada. Ainda não está convencido? Veja então de seguida alguns entre muitos outros exemplos disponíveis na internet de imagens de conteúdo artístico criadas através do GIMP.



Experimente o GIMP, é gratuito, e em pouco tempo verá que já se encontra a fazer as suas próprias foto montagens com este editor de imagens bastante flexível.

Site Oficial: GIMP
Download: GIMP 2.8.2 para Mac OS X [69.9MB]

Fonte: Lifehacker


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *