Sistemas Operativos, Tecnologia

HP anuncia linha de ultrabooks e um híbrido


Nestes últimos dias Berlim tem sido a principal capital mundial da tecnologia. Temos assistido a todo o tipo de novidades da Asus, Samsung, Sony e agora a HP junta-se ao grupo tornando-se o quarto gigante a apresentar equipamentos baseados em Windows. Confira se de entre as seguintes novidades com o Windows 8, está a sua próxima compra.

HP SpectreXT TouchSmart

O SpectreXT TouchSmart é apresentado como um ultrabook adequado para a mobilidade em ambientes empresarial dinâmicos ou de trabalho mais técnico. Mas além da sua mobilidade, é talvez o topo de gama dos três equipamentos levado à IFA pela HP. Dotado de um ecrã LCD táctil de 15.6 polegadas com a tecnologia IPS, promete excelentes ângulos de visão. Este portátil é também um bom candidato a ver as suas video streams ou filmes em alta definição devido a possuir uma resolução de 1920×720 (Full HD).

Como se trata de um dispositivo que se quer o mais leve quanto possível, a HP dotou o SpectreXT TouchSmart com uma construção à base de uma liga ultra leve de metal. A ajudar a este aspecto são as claras inspirações a nível de espessura, e peso retiradas do design do Macbook Air. A prova do cuidado ao detalhe e leveza da sua inspiração reflectem-se nos 17.9 mm de espessura, e peso aproximado de 2.15Kg.

No campo da performance a HP prometeu que poderemos esperar várias configurações dentro da família de processadores Intel core (i3, i5 e i7), dependendo sempre do modelo e mercado a que será dirigido. Talvez a funcionalidade mais sonante é o facto de este HP ser o primeiro computador sem ser da Apple, a incluir a tecnologia Thunderbolt adequada à transferências de ficheiros a alta velocidade.
Contudo, será mantida a retro-compatibilidade com a disponibilização de três portas usb 3.0. Aliás nestes conectores a HP ainda empregue a tecnologia “USB Boost technology” que permite carregar um dispositivo externo (por exemplo um smartphone) usando um conector USB mesmo quando o SpectreXP TouchSmart está desligado

Poderá ainda contar os extras habituais como um conector ethernet gigabit, wifi e HDMI. Quanto ao nível de armazenamento poderá contar com a inclusão de um disco SSD com tamanhos configuráveis, essencial para um sistema mais rápido e para manter as dimensões do portáteis bastante finas. Finalmente conta com a inclusão de um sistema de som “Beats Audio”.

O HP estará disponível em dezembro por um preço de 1.400 dólares apenas nos estados unidos, e a partir daí seguirá para os mercados seleccionados pela HP.

HP ENVY TouchSmart Ultrabook 4

Este é o primeiro modelo que marca a renovação da linha ENVY da HP. Esta linha até agora tem sido caracterizada por possuir equipamentos da HP com construção de alta qualidade e especificações técnicas de vanguarda. O primeiro modelo da nova linha ENVY felizmente não desilude. Apesar de à primeira partida este equipamento apostar num generoso ecrã HD multi-toque de 14 polegadas, este item está longe de ser a sua principal atracção.

O seu foco de interesse está no campo da performance, onde estará disponível como opção uma placa gráfica da AMD com 2gb de memória, que irá com certeza capaz de aguentar os seus filmes em alta definição, mas também uma boa parte dos títulos de entretenimento modernos. A performance será ainda garantida à semelhança do SpectreXT TouchSmart através da inclusão da mais moderna linha de processadores Intel core .

O teclado é retro-iluminado para um maior conforto a escrever em ambientes de menor iluminação e o sistema de som “Beats Audio” com subwoofer torna o som produzido por este ultrabook com uma qualidade acima da média. Este modelo inclui ainda a construção com acabamentos de alumínio que caracterizaram os modelos anteriores da linha ENVY. Apesar dos bons indicadores a nível de performance, este portátil será possuidor de uma autonomia bastante aceitável, estimada até um máximo de 8 horas.

O Envy TouchSmart Ultrabook 4 está previsto que seja lançado a partir de Outubro nos estados unidos com um preço base de 749 dólares, e posteriormente em mercados seleccionados pela HP.

HP ENVY x2

O HP ENVY x2 dos três equipamentos apresentados pela HP é talvez o ultrabook “híbrido”, que mais segue à risca as recomendações de hardware talhadas para o Windows 8 por parte da Microsoft. Não se trata de apenas um tablet, ou sequer de um tablet com uma base com teclado, mas sim uma nova categoria de PCs híbridos. Torna-se portanto um portátil ideal para trabalho ocasional e lazer.

Este equipamento pesa perto de 1,5 Kg com o teclado ligado magneticamente, e apenas 600 gramas apenas em modo tablet. O ENVY x2, possui um ecrã LCD HD de 11,6 polegadas com ângulos de visão excepcionais devido à tecnologia IPS. Este dispositivo segue a tendência dos tablets de alta gama em disponibilizar uma câmara frontal HD e uma câmara traseira de 8 Megapixeis.

Para assegurar uma performance adequada, além da inclusão da mais recente geração de processadores Intel Clover Trail (baseada na família Atom), a execução rápida de aplicações será assegurada pela HP através da inclusão de um disco SSD (com vários tamanhos à escolha). No caso de achar que o espaço de armazenamento interno é insuficiente a expansão de armazenamento será assegurada através de um leitor lateral cartões SD. Este modelo permite ainda a ligação por USB a duas portas simultaneamente ou a um equipamento com saída HDMI.

À semelhança dos outros modelos pode contar com um sistema de som “Beats Audio”. Talvez dois factores de salientar neste modelo são a da oferta de uma caneta (stylus) como acessório, e a inclusão de um chip NFC.

O HP ENVY x2 não tem um preço definido embora à semelhança do outro modelo da linha ENVY, sabe-se que estará disponível em Outubro.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *