Gadgets, Mobile, Software

Samsung apresenta Galaxy Note II e ATIV S


Depois de saber o veredicto do processo em tribunal que envolve a Apple e a Samsung, nada parece ter mudado nos planos da empresa Sul coreana. Aliás a IFA é mais uma montra prestigiada para apresentar ao mundo os seus mais recentes produtos. E é com naturalidade que a Samsung nos brindou com aqueles dispositivos que prometem nos próximos meses serem referências de mercado para Android e Windows Phone.

A Samsung apresentou esta quarta feira dois novos smartphones de gama alta. Claro que por vezes é difícil designar a categoria de alguns dispositivos como o que apresentamos de seguida.

Samsung Galaxy Note II

Aqui está um dispositivo difícil de classificar. O Galaxy Note II é de facto um smartphone, porque além de permitir realizar tarefas típicas de um telefone, permite funcionalidades avançadas que encontramos tipicamente nos computadores pessoais. Contudo esta gadget, também pode ser considerada uma mini-tablet, devido a ser maior que um smartphone de grandes dimensões e inferior a um tablet de pequenas dimensões.

Pode-se dizer que estamos mesmo perante uma categoria recente que muitos designam por “phablet”, estando patente no ecrã de 5.5 polegadas do Galaxy Note II. Mas o novo “phablet” da Samsung é muito mais que um ecrã de generosas dimensões. Confira de seguida as suas principais características

  • Chipset: Processador 1.6GHz quad-core Exynos
  • Memória RAM: 2GB
  • Armazenamento: 16 / 32 ou 64 gb (consoante o modelo)
  • Expansibilidade: Micro SD até 64gb
  • Dimensões: 151.1 x 80.5 x 9.4mm
  • Ecrã: 5.5 polegadas, tecnologia HD Super AMOLED (1,280 x 720 pixels) com 267ppi
  • Câmara: Frontal 1.9MB, Traseira: 8MP com LED flash
  • Conectividade: Wifi, 3G, 4G (HSPA+ e LTE), GPS, NFC, Bluetooth 4.0
  • Bateria: 3100 mAh
  • Peso: 180g
  • Sistema Operativo: Android 4.1 (Jelly Bean)

O Galaxy Note II tem um ponto imediato a favor por ser um dos primeiros smartphones a incluir por omissão a mais recente versão do Android (4.1). É um bónus que certamente muitos aficionados do sistema operativo estarão dispostos a pagar para não terem que esperar por uma actualização que não se saberá sempre quando vem. Já para não referir, que o upgrade para uma geração mais recente de um processador quad-core, 2GB de memória Ram e a inclusão de suporte para a norma NFC são novos atractivos deste super smartphone.

Claro que também houve sacrifícios, por exemplo o Galaxy Note II, pesa mais 2 gramas e tem mais 5mm de altura que o seu antecessor. Mas se tivermos em consideração que o ecrã deste smartphone tem mais 0,2 polegadas que a geração anterior, e que possui uma bateria de maior dimensão com uma carga de 3100 mAh (o primeiro Galaxy Note tinha uma bateria de 2500mAh), os sacrifícios nas dimensões e no peso são imperceptíveis.

É de salientar ainda que o Galaxy Note II possui também uma pen (a S Pen), que aparentemente é maior e mais robusta (face ao modelo anterior). A juntar a um toque mais natural da pen incluída, a Samsung adicionou uma nova funcionalidade denominada “Air View”. com o Air View é possível utilizar a S Pen, para consultar pré-visualizações de emails, imagens e vídeos, com um simples gesto. Este periférico permite ainda copiar texto, cortar imagens e partilhar conteúdo facilmente. O suporte de estas e outras funcionalidades da pen foram ainda adicionadas às aplicações de calendário e email incluídas na ROM do Galaxy Note II

A estratégia da Samsung é clara e através de importantes actualizações no campo de especificações pretende assegurar a continuidade da popularidade deste modelo face à sua anterior iteração.

Samsung ATIV S

Mas não se trata apenas de manter a continuidade dos modelos de sucesso. A Samsung lança um novo modelo talhado em especial para o mercado de Windows Phone. O ATIV S é mais que um smartphone com um sistema operativo alternativo ao Android, mas sim o primeiro Smartphone a ser apresentado com o Windows Phone 8 com a chancela de qualidade assegurada pela própria Microsoft no seu blog oficial do Windows Phone.

Embora conte com características que não estão ainda a par do que existe no Galaxy Note II ou mesmo no Galaxy SIII, o upgrade para um processador dual-core será certamente uma lufada de ar fresco em relação aos processadores single-core que encontramos em muitos smartphones Windows Phone com a versão 7.5. Este equipamento caracteriza-se também por possuir uma qualidade de construção acima da média, com um chassis à base de alumínio, com um acabamento “escovado”, e um design muito parecido com o Samsung Galaxy II.

Chipset: Processador Qualcomm Snapdragon S3 1.5GHz dual-core, GPU Adreno 220
Ecrã: 4.8 polegadas (1280×720), HD Super AMOLED, revestido com Corning Gorilla Glass 2
Memória: 1GB
Conectividade: Wifi, 3G, GPS, Bluetooth, NFC
Expansibilidade: cartão MicroSD
Armazenamento: 16 ou 32GB de memória interna
Câmara: Frontal – 1.9MP, Traseira – 8MP com LED flash
Bateria: 2300mAh
Sistema Operativo: Windows Phone 8

O ATIV S é uma das grandes expectativas para ser acompanhadas de perto no mercado dos próximos meses especialmente por duas razões. O sucesso de vendas deste dispositivo poderá ser um sério indicador para averiguar se o processo de patentes nos Estados Unidos de América que envolveu a Apple e a Samsung, terá provocado algum efeito junto dos consumidores de fuga da plataforma Android para plataformas alternativas (como será o caso do Windows Phone 8).

As boas características deste dispositivo irão torná-lo uma compra atractiva, e claro um bom indicador se o Windows Phone 8 será uma plataforma atractiva para o consumidor. Claro que não será o único indicador, porque a Nokia e a HTC vão lançar dispositivos Windows Phone 8 brevemente e vão ter uma palavra a dizer. Mas será interessante de observar neste próximo ano, qual será o volume de vendas que os dispositivos com Windows Phone 8 irão conseguir.


8 comentários em Samsung apresenta Galaxy Note II e ATIV S

  1. Ronny

    Oi, sabe me dizer se o som das músicas do Samsung Ativ S é alto podendo ouvir mesmo sem estar usando fone de ouvido?

    • Rui Oliveira

      Ronny a experiência que temos com os dispositivos Samsung (E posso falar do ultimo que testei, o Galaxy S4), são dispositvos não só com uma qualidade de som bastante boa, mas também bastante amplificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *