Gadgets, Imagem & som, Mobile

Sony renova a sua linha de tablets e hybridbooks.


Está a decorrer em Berlim a IFA, um certame onde os nomes sonantes das tecnologias mostram as suas mais recentes novidades. A Sony apresentou as suas apostas no mercado de tablets, com a introdução de um tablet android, e dois tablets “híbridos” com o Windows 8.

Xperia Tablet S

A Sony apresentou o Xperia Tablet S, a continuação de um tablet que teve bastantes elogios na altura pelo seu design único e inovador quando comparado com uma boa parte dos seus rivais que parecem ter sempre como inspiração o iPad. A nova versão do tablet vai buscar inspiração ao modelo anterior, embora apresentando uma evolução a todos os níveis interessantes. O Xperia Tablet S, empresta várias inspirações em formatos da imprensa, aparentando ser um jornal ou revista que está a ser lido na horizontal com uma folha voltada para trás.

Quanto às características técnicas, não existe nada que sobressaia relativamente aos tablets que os outros fabricantes como a Asus e a Samsung oferecem actualmente. As características principais são:

  • Chipset: NVidia Tegra 3 (processador de quatro núcleos)
  • Ecrã: 9.6 polegadas (1,280 x 800 ) com a tecnologia IPS
  • Armazenamento: 16, 32 ou 64 GB de memória Interna (consoante o modelo)
  • Conectividade: Wifi, GPS, 3g (opcional)
  • Bateria: 6.000mAh, com uma autonomia prevista até as 10 horas.
  • Sistema Operativo: Android 4.0 (ICS) com actualização para a versão 4.1 (JB)

A Sony pretende disponibilizar o Xperia Tablet S para todos os bolsos. Por essa razão conforme o país estarão disponíveis três modelos diferenciados apenas pelo espaço de armazenamento interno (16,32 ou 64 GB). Consulte a tabela de seguida para ver os preços.

ModeloDólaresEurosReais
16GB$400318814.79
32GB$5003981 018.49
64GB$6004781 222.19

A Sony ainda inclui entre outros os seguintes acessórios por um preço extra:

Suporte/moldura“Cover” com tecladoSuporte com dock
Dolares25100100
Euros208080
Reais50.92203.70203.70

Nota: As tabelas de preços anteriores incluem apenas a conversão dos preços disponibilizados pela Sony à taxa de câmbio actual para cada moeda, e são meramente representativos. Não é incluído no valor qualquer imposto ou taxa aplicada sobre o produto na altura de venda nos países das moedas listadas.

O tablet estará disponível a partir de 7 de Setembro em mercados seleccionados

Sony VAIO Duo 11

Talvez a grande novidade da apresentação da Sony, é o seu primeiro tablet/portátil com o Windows 8 (vamos chamar-lhe hybridbook). Este modelo caracteriza-se pelas linhas elegantes que caracterizam geralmente os portáteis/ultrabooks da asus, com uma clara inspiração do Miscrosoft Surface. Este modelo torna-se mais pesado em relação ao surface devido ao facto de ser construído numa estrutura mais resistente de alumínio.

Trata-se ao contrário do Xperia Tablet S, um dispositivo baseado na arquitectura da intel (que vulgarmente vemos em qualquer portátil) conta com as seguintes características.

  • Ecrã: 11.6 polegadas (1920 x 1080) Full HD com tecnologia “OptiContrast”
  • Processador: Intel Core i7, i5, ou i3
  • Memória RAM: 4 ou 8 GB
  • Armazenamento: Disco SSD com armazenamento de 128 ou 256 GB
  • Peso: 1,3 Kg
  • Sistema Operativo: Windows 8 Pro

A Sony não adiantou preço imediato para este dispositivo, embora esteja previsto ser comercializado a partir de Outubro deste ano.

Sony VAIO Tap 20

O VAIO Tap 20, é talvez o modelo com detalhes mais esparsos do lado da Sony quanto às suas características. Contudo, não será um modelo destinado à maioria dos consumidores, mas mais para satisfazer um nicho do mercado de entretenimento em casa. Este tablet dotado de um suporte que o permite colocar numa posição semelhante às molduras ou na horizontal como qualquer tablet, inclui também o Windows 8, e possui integrada a tecnologia Mobile BRAVIA engine 2, de modo a permitir uma experiência de visualização de filmes mais suave.

De modo a completar a experiência do utilizador no campo do som, este tablet de cinema em casa, inclui um capaz sistema de som integrado, derivado da tecnologia proprietária da empresa nipónica, ClearAudio+ com suporte de S-Force Front Surround 3D sound. A sony estará ainda a estuda possíveis interacções com este equipamento, graças à inclusão da tecnologia NFC. Claro que não pudemos confundir este equipamento com um tablet normal. A razão é o facto de logo à partida pesar algo como 5Kg e a Sony o designar este equipamento como um “tabletop”.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *