Destaques, Jogos, Notícias, Sistemas Operativos

Black Mesa – O Half Life com o motor Source


Se existem videojogos que ficaram na memória dos fãs do género de entretenimento na primeira pessoa (FPS), o Half Life é certamente um deles. Este título marcou de tal forma uma geração inteira de jogadores que foi acarinhado por uma versão comunitária designada como Black Mesa.

Qual o Objectivo do Black Mesa?

O projecto Black Mesa foi fundado baseado na premissa que a versão sucessora do Half Life original (O Half Life: Source), não correspondeu às expectativas da comunidade de seguidores do primeiro jogo. Em especial uma das críticas à Valve na altura é que não tirou o devido partido das capacidades técnicas do motor Source.

É precisamente aqui que o Black Mesa entra, este projecto tem o objectivo de melhorar o artwork, mapas, e modelos do jogo original e ao mesmo tempo tirar o máximo partido do motor source. Isto significa que teremos um jogo com texturas actualizadas e de alta resolução, e além dos recursos originais, pretende ainda acrescentar novos mapas, modelos, banda sonora e diálogos. Para ter uma ideia da ambição do projecto, veja as imagens seguintes que comparam o Half Life ao Black Mesa.


Figura 1 – Imagem de um cenário com uma barragem no Half Life

Figura 2 – Imagem equivalente ao cenário anterior para o Black Mesa

Isto significa que desde cedo esta modificação sempre prometeu, efeitos nunca antes vistos, sons melhorados, e um reviver do universo nostálgico do Half-Life na pele do seu personagem principal o Doutor Gordon Freedman. Prometeu… e depois de alguns anos de trabalho intensivo da comunidade, quando já alguns não esperavam nada da comunidade por detrás do Black Mesa, esta cumpriu e disponibilizou-o agora para Download.

Quais os requisitos de instalação?

Para já, o Black Mesa está apenas disponível para Windows e apesar de este jogo ser gratuito, necessita de ter acesso ao Source SDK Base 2007. Caso já tenha adquirido algum jogo pelo Steam, baseado no motor Source, o mais certo é que já tenha o anterior SDK instalado. Para verificar se já tem esse recurso, dentro do steam vá a Library, menú Tools > tools. Se tudo correr bem, deverá ver uma imagem semelhante à de seguida.

Caso não tenha o referido SDK, quando tentar executar o Black Mesa, este irá detectar a existência ou não do SDK, e em caso de não existir irá se oferecer para o instalar por si. Precisará ainda de uma conta Steam, caso não a tenha proceda ao seu registo já que a conta em si é gratuita. Os requisitos mínimos do black mesa são:

Requisitos de Sistema

  • Software : Windows XP, Vista, or 7
  • Processador : Pentium 4 3.0 GHz, ou equivalente AMD .
  • RAM : 1GB (1024 MB)
  • Placa gráfica : Compatível Shader Model 2.0, ATI 9600, NVidia 6600 ou melhor.
  • Áudio : DirectX 8.1 compatible.
  • Disco : 8 GB (Sem incluir o SDK)

Apesar das anteriores especificações , os autores do Black Mesa, recomendam para uma melhor experiência a a execução do jogo num computador moderno com um processador Intel core 2 Duo e com uma placa gráfica dedicada de 256 MB ou superior.

Acerca desta versão agora disponibilizada, apenas fazemos notar que existem ainda alguns mapas que não foram totalmente convertidos da versão original para o Black Mesa. Apesar disso a versão agora disponibilizada, irá segundo os seus autores proporcionar-lhe pelo menos umas boas horas de entretenimento. Ainda não está convencido? Então veja a trailer deste magnífico jogo.

Apele ao seu lado nostálgico e reviva os velhos tempos de em que atacava os seus inimigos com um pé de cabra. Descarregue esta fiel mas melhorada reprodução do Half Life.

Site Oficial: Black Mesa
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/7
Download: [HTTP] Black Mesa 1.0 [3.8 GB]
Download [Torrent]: Black Mesa 1.0 [3.8 GB]


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *