Internet, Redes sociais, Sistemas Operativos

Cobook, uma super agenda para Mac OS X


O Mac OS X trás por omissão um conjunto de aplicações muito úteis. Talvez uma das melhores aplicações de gestão de contactos existentes no mercado já vem incluída neste sistema operativo. Contudo, a forma como gerimos os nossos contactos mudou drasticamente, devido ao advento das redes sociais nos últimos anos.

O Cobook é um gestor de contactos movido a esteróides

O Cobook é uma gestor de contactos (ou agenda), que oferece um uma experiência superior de gestão de contactos em relação à agenda do OS X. São aliás, inúmeros os atractivos de utilizar esta aplicação. Talvez um dos mais interessantes é a capacidade de poder concentrar e sincronizar numa única aplicação dados sobre os amigos ou pessoas que segue em redes sociais como Facebook, Twitter e Linkedin.

Mas a última versão, trás ainda mais um recurso de sincronização: o Google Contacts. Isto significa que pode sincronizar todos os contactos que possuir na sua conta de Gmail/Google Plus. Trata-se portanto das poucas ferramentas (se não for mesmo a única para Mac OS X) capaz de sincronizar e gerir contactos das quatro maiores redes sociais da actualidade.

Apesar das vantagens óbvias de poder concentrar numa única ferramenta, todos os seus contactos da sua vida social “virtual”, o Cobook conta com outras funcionalidades interessantes. Por exemplo, permite detectar em cada um dos seus contactos geridos, os números de Skype, Google Voice, ou mesmo uma URL SIP (voice over IP) e associá-los à devida aplicação. Isto significa que, por exemplo se carregar dentro do Cobook sobre o contacto de skype em um dos seus contactos, o Skype será chamado para efectuar essa chamada.

Esta útil agenda ainda incluiu outras funcionalidades mais básicas, como por exemplo a possibilidade de fundir contactos de várias fontes num meta contacto. Por exemplo se um contacto seu tiver perfil no facebook e twitter, é possível juntar esses contactos ao contacto que já possuía na sua agenda com o número de telefone e email. Se utilizar a agenda do Mac OS X e quiser migrar para o Cobook, não irá perder contactos devido ao Cobook permitir a importação automática dos contactos para o seu conforto.

Os autores da aplicação deram ainda especial atenção à forma à privacidade dos seus contactos, já que garantem que os seus contactos não serão carregados para os servidores desta empresa. São a nosso ver inúmeros os atractivos desta minimalista mas ao mesmo tempo poderosa ferramenta. Talvez só se irá aperceber das suas vantagens quando a testar, mas de facto, a cereja no topo do bolo é o facto de ser uma aplicação gratuita. Os autores da ferramenta estão a pensar em desenvolver uma versão para ambientes empresariais e estudar um modelo de negócio “freemium”.

Por esta razão aproveite enquanto pode para descarregar esta ferramenta que já está a dar muito de falar, com cerca de 250.000 downloads desde a sua disponibilização no início do ano.

Sistema Operativo: Mac OS X
Homepage: Cobookapp
Download: Cobook 1.0


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *