Internet

Crie ebooks através da Wikipedia


A Wikipedia é talvez a par do Google, a maior base de conhecimento do mundo. Quer a utilize como dicionário de sinónimos, posicionar um facto histórico no tempo, ou conhecer a perfil de uma figura pública, a realidade é que muitas das vezes a Wikipedia é o único site onde encontra a informação que procura. Infelizmente, sempre precisou de usar a internet para aceder a este serviço… até agora!

Nunca se viu rodeado do seu computador sem acesso à internet, e pensou… “que jeito dava aceder à Wikipedia para saber mais informação sobre um tópico”. Bem, agora existe uma solução para este problema. O site da Wikipedia disponibilizou uma nova funcionalidade que permite que exporte um artigo, ou conjunto de artigos para um ficheiro de modo a permitir que o leia sem acesso à internet no seu PC, tablet ou leitor de ebook.

De modo a activar a função de criação de Livro, na coluna lateral esquerda procure por “imprimir/exportar” e clique em “Criar livro”.

A Wikipedia irá de seguida lhe explicar a função de Criador de Livros, nomeadamente as principais funcionalidades e os formatos que pode exportar. Para confirmar a utilização deste modo da Wikipedia, clique em Iniciar o Criador de Livros.

A partir de agora enquanto permanecer na Wikipedia e não sair deste modo, poderá adicionar qualquer página ao seu livro virtual, basta que vá para a página que deseja adicionar e no topo da página clicar sobre “adicionar esta página ao seu livro”. A Wikipedia não lhe impõe um limite de páginas, por isso adicione todas os artigos que achar necessário ao seu livro.

A qualquer altura pode ver as páginas que tem adicionadas ao seu livro (opção “Mostrar Livro” no início da página), criar capítulos, ordenar alfabeticamente e quando achar que terminou o seu livro exportar para um formato ebook (para ficheiro). Pode exportar o seu livro para o formato PDF, OpenDocument, OpenZim e EPUB.

Como vé, é agora bastante fácil manter-se a par do vasto conteúdo da Wikipedia, através do seu leitor de ebook quando estiver a viajar no comboio, ou mesmo no seu smartphone ou iPad quando quiser aproveitar os seus tempos livres para expandir a sua cultura.

Pode até mesmo criar a sua própria enciclopédia sobre um tema que pretenda, como história, economia, geografia, enfim… os limites para a aplicabilidade desta nova e útil funcionalidade apenas são limitados por si. É fácil, gratuito e como é vulgarmente dito o saber não ocupa ligar. Via Wikimedia


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *