Mobile

Fabrik – um leitor de eBooks elegante para Android


Cada vez mais estamos a migrar os documentos em formato de papel para formatos digitais. Por essa razão os blocos de notas e os livros estão a dar lugar aos nossos tablets e smartphones. Nesta área há algumas aplicações que promovem uma boa leitura de ebooks em Android. Mas poucas possuem uma interacção elegante, simples e prática como o Fabrik

O fabrik é um novo leitor cloud de ebooks que desde o seu lançamento na Play Store tem atraído uma onda de simpatia por parte da comunidade xda-developers (a maior comunidade de Android do mundo). a sua capacidade cloud deriva do facto de poder aceder a qualquer livro no formato ePub, txt, e mobi (outros formatos serão suportados no futuro) que tenha armazenado na sua conta do Dropbox. Além da funcionalidade “cloud” esta aplicação permite-lhe ler ficheiros de forma local posicionando-se como um bom substituto para o seu leitor de formatos actuais no Android.

Em primeiro lugar oferece uma interface compatível com o Holo Theme, as linhas orientadoras da interface utilizadas no android 4.0 e 4.1 o que significa que terá uma aplicação que se irá adaptar adequadamente não só aos Smartphones mas também ao formato de Tablet dessas versões. E por falar em Tablet, é nestes dispositivos que esta aplicação mostra todo o seu esplendor permitindo ver o seu ebook em modo de ecrã e num formato de duas colunas de modo a simular a visualização real de um livro.

O fabrik oferece propositadamente, segundo o autor, um conjunto mínimo de funcionalidades de modo a não distrair o utilizador da leitura. Ao ler um livro electrónico se tocar na parte inferior para ceder a um conjunto de funcionalidades úteis. Pode aumentar ou diminuir o tamanho da letra do texto, mudar entre o modo de visualização diurno e nocturno , trancar a orientação do livro de modo a não mudar quando vira o smartphone e pode por fim utilizar um slider para avançar ou recuar na leitura do seu documento.

Pode ainda aceder a outras opções através do menu do Android, como alinhar o texto, partilhar uma secção do livro por email ou nas redes sociais, ou mesmo configurar o espaçamento entre linhas para um maior conforto na visualização. Como em qualquer leitor pode deslizar para a esquerda / direita consoante se deseje recuar ou avançar uma página no livro.

Uma funcionalidade que é apresentada de uma forma bastante ergonómica é a regulação do brilho. O aumento do brilho está à distância de um deslizar do dedo para cima até obter o nível de claridade desejado. No caso de bater bastante claridade no ecrã do seu dispositivo basta realizar a operação contrária (deslizar o dedo para baixo) para baixar o brilho.

Talvez o único inconveniente que encontrámos nesta aplicação foi não ter tradução para lingua portuguesa. Apesar disso, o autor já prometeu que irá no futuro trabalhar na tradução da aplicação nas várias linguas. Por isso se quiser ajudar à tradução nada como se dirigir ao site oficial e ajudar o autor a fazer essa tradução.

O Fabrik é um leitor de ebooks cloud dotado de uma sincronização capaz com o dropbox, um interface intuitivo, repleto de animações suaves, e configurações de acessibilidade características uma aplicação bastante capaz. Em suma, o Fabrik destaca-se por privilegiar o conforto do utilizador tornando-o o centro de uma boa experiência de leitura.

Site oficial: Fabrik Reader
Sistema operativo: Android 2.2 ou superior
Licença: Freeware
Download: Fabrik (cloud ebook reader) 0.45


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *