Imagem & som, Sistemas Operativos

GeeXboX 3.0 – Uma distribuição de Linux para Media Centers


Não é indiferente para ninguém, o papel de maior preponderância que os computadores começam a ter no entretenimento em casa. Os media centers são um exemplo de esta nova gama de equipamentos com cada vez maior procura. Mas além de uma boa máquina é importante que estes computadores tenham um sistema operativo optimizado. O GeeXboX é uma das melhores escolhas para estes sistemas.

Temos boas notícias para os adeptos de cinema em casa, a popular distribuição de Linux GeeXboX atingiu a versão 3.0. De entre as novidades e as típicas correcções de bugs uma nova adição salta à vista. Referimos-nos à inclusão da versão 11 do XBMC Media Center. Este software para media center adiciona um conjunto de funcionalidades interessantes, como um interface optimizado para navegar na televisão, e um suporte completo de formatos de midia desde a capacidade e reprodução de DVDs, AVI ou outros formatos baseados em MPEG 2/4.

Além das funcionalidades de bastante utilidade trazidas pela inclusão do XMBC, existem características que tornam esta distribuição de Linux única. Além do suporte para processadores da arquitectura Intel x86 e x86_64 (respectivamente 32 e 64 bits), o GeeXboX inclui suporte para um número significativo de arquitecturas ARM. De entre as arquitecturas ARM suportadas destacamos o suporte para TI OMAP4 Pandaboard, nVidia Tegra2 Harmony, Marvell Armada Cubox (armada5xx) e ST-Ericsson Snowball ux500. Destacamos que a versão 3.0 GeeXboX, introduz suporte preliminar para o popular Raspberry Pi.

Como a reprodução capaz de vídeo exige o suporte adequado das principais unidades de processamento gráfico o GeeXBoX, inclui suporte para placas gráficas com GPUs da Intel, nVidia, ATI, Matrox e VIA. O GeeXboX suporta descodificação de vídeos por hardware nos GPUs referidos anteriormente. Para o efeito são incluídas as tecnologias OpenGL e OpenGL ES. A acompanhar o suporte de descodificação por hardware o GeeXboX suporta um conjunto de infraestruturas de descodificação como o VDPAU (nVidia), VA-API (Intel e ATI) e Crystal HD (Broadcom).

Mas pode esperar mais desta distribuição, consulte de seguida as principais novidades do GeeXboX:

Novidades no software:

  • XBMC Media Center 11 com frontend “Eden”.
  • Suporte PVR (gravação de programas de televisão DVB Digital TV)
  • Melhorado suporte para comandos de mediacenter.
  • Suporte para reprodução de vídeos em Full HD para ARM PandaBoard
  • Suporte para reprodução de vídeos em Full HD para ARM Cubox
  • Melhorias no processo de instalação do GeeXboX
  • Suporte para instalação em novos sistemas com (U)EFI.
  • Suporte melhorado para instalação em SSD’s

Novidades no sistema:

  • Kernel Linux v3.4.4.
  • Systemd v188.
  • BusyBox v1.21
  • Connman Network Manager v1.6.
  • Xorg Server v1.11.4.
  • Mesa v8.0.3
  • Gestor de pacote OPKG v0.18
  • Armazenamento persistente de dados em USB.

O GeeXboX está especialmente concebido para ser o mais leve possível quer ao nível de recurso exigidos, quer ao nível de requisitos de disco. As imagens ISO das versões para PC ocupam menos de 150MB, o que não é nada comparado com os cerca de 700MB que hoje em dia é exigido no mínimo para uma distribuição vulgar de Linux. Além de poder gravar as seguintes imagens para um CD / DVD, pode ainda substituir estes meios físicos por uma pen USB, um formato bem mais simpático e amigo do ambiente.

Com a versão 3.0 do GeeXboX o seu media center não voltará a ser o mesmo.

Site Oficial: GeeXboX
Download: GeeXboX 3.0 ISO para PC (32 Bits) [138MB]
Download: GeeXboX 3.0 ISO para PC (64 bits) [136MB]
Download: GeeXboX 3.0 ISO para TI OMAP 4 Pandaboard
Download: GeeXboX 3.0 ISO para Marvell Armada Cubox
Download: GeeXboX 3.0 ISO para ST-Ericsson Snowball ux500


2 comentários em GeeXboX 3.0 – Uma distribuição de Linux para Media Centers

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *