GeeXboX 3.0 – Uma distribuição de Linux para Media Centers

Não é indiferente para ninguém, o papel de maior preponderância que os computadores começam a ter no entretenimento em casa. Os media centers são um exemplo de esta nova gama de equipamentos com cada vez maior procura. Mas além de uma boa máquina é importante que estes computadores tenham um sistema operativo optimizado. O GeeXboX é uma das melhores escolhas para estes sistemas.

Temos boas notícias para os adeptos de cinema em casa, a popular distribuição de Linux GeeXboX atingiu a versão 3.0. De entre as novidades e as típicas correcções de bugs uma nova adição salta à vista. Referimos-nos à inclusão da versão 11 do XBMC Media Center. Este software para media center adiciona um conjunto de funcionalidades interessantes, como um interface optimizado para navegar na televisão, e um suporte completo de formatos de midia desde a capacidade e reprodução de DVDs, AVI ou outros formatos baseados em MPEG 2/4.

Além das funcionalidades de bastante utilidade trazidas pela inclusão do XMBC, existem características que tornam esta distribuição de Linux única. Além do suporte para processadores da arquitectura Intel x86 e x86_64 (respectivamente 32 e 64 bits), o GeeXboX inclui suporte para um número significativo de arquitecturas ARM. De entre as arquitecturas ARM suportadas destacamos o suporte para TI OMAP4 Pandaboard, nVidia Tegra2 Harmony, Marvell Armada Cubox (armada5xx) e ST-Ericsson Snowball ux500. Destacamos que a versão 3.0 GeeXboX, introduz suporte preliminar para o popular Raspberry Pi.

Como a reprodução capaz de vídeo exige o suporte adequado das principais unidades de processamento gráfico o GeeXBoX, inclui suporte para placas gráficas com GPUs da Intel, nVidia, ATI, Matrox e VIA. O GeeXboX suporta descodificação de vídeos por hardware nos GPUs referidos anteriormente. Para o efeito são incluídas as tecnologias OpenGL e OpenGL ES. A acompanhar o suporte de descodificação por hardware o GeeXboX suporta um conjunto de infraestruturas de descodificação como o VDPAU (nVidia), VA-API (Intel e ATI) e Crystal HD (Broadcom).

Mas pode esperar mais desta distribuição, consulte de seguida as principais novidades do GeeXboX:

Novidades no software:

  • XBMC Media Center 11 com frontend “Eden”.
  • Suporte PVR (gravação de programas de televisão DVB Digital TV)
  • Melhorado suporte para comandos de mediacenter.
  • Suporte para reprodução de vídeos em Full HD para ARM PandaBoard
  • Suporte para reprodução de vídeos em Full HD para ARM Cubox
  • Melhorias no processo de instalação do GeeXboX
  • Suporte para instalação em novos sistemas com (U)EFI.
  • Suporte melhorado para instalação em SSD’s

Novidades no sistema:

  • Kernel Linux v3.4.4.
  • Systemd v188.
  • BusyBox v1.21
  • Connman Network Manager v1.6.
  • Xorg Server v1.11.4.
  • Mesa v8.0.3
  • Gestor de pacote OPKG v0.18
  • Armazenamento persistente de dados em USB.

O GeeXboX está especialmente concebido para ser o mais leve possível quer ao nível de recurso exigidos, quer ao nível de requisitos de disco. As imagens ISO das versões para PC ocupam menos de 150MB, o que não é nada comparado com os cerca de 700MB que hoje em dia é exigido no mínimo para uma distribuição vulgar de Linux. Além de poder gravar as seguintes imagens para um CD / DVD, pode ainda substituir estes meios físicos por uma pen USB, um formato bem mais simpático e amigo do ambiente.

Com a versão 3.0 do GeeXboX o seu media center não voltará a ser o mesmo.

Site Oficial: GeeXboX
Download: GeeXboX 3.0 ISO para PC (32 Bits) [138MB]
Download: GeeXboX 3.0 ISO para PC (64 bits) [136MB]
Download: GeeXboX 3.0 ISO para TI OMAP 4 Pandaboard
Download: GeeXboX 3.0 ISO para Marvell Armada Cubox
Download: GeeXboX 3.0 ISO para ST-Ericsson Snowball ux500

Artigo anteriorPróximo artigo
é formado em Engenharia Informática na Universidade de Coimbra, e tem como áreas de interesse tecnologias Web e Gadgets. Siga-o no Google +

2 Comentários

    1. Olá Victor.

      Segundo a informação disponível no site do seu equipamento aqui:

      http://www.o2media.it/Gabador-disco-duro-tdt-hdmi-hmr600

      Não é um aparelho compativel com o GeeXboX. Em especial devido ao facto do seu equipamento não possuir nem um processador Intel ou ARM. É bastante comum isso acontecer nos discos multimédia externos que contêm chips proprietários como é o seu caso.

      Se quiser ter uma solução do estilo do Geexbox terá que ter um media center (um computador apropriado para cinema em casa) com qualquer um das arquitecturas listadas no sistema. Se já tiver um computador parado aí em casa com uma capacidade gráfica boa pode “reciclá-lo” e instalar o GeeXboX.

      Se pretender ter um media center Linux no seu televisor e não gastar muito, o cotton candy (em formato pen usb), o Cubieboar ou o raspberry pi podem ser uma boa opção. Veja mais sobre cada uma destas soluções aqui:

      https://www.techenet.com/2012/09/fxi-anuncia-venda-ao-publico-do-cotton-candy/
      https://www.techenet.com/2012/09/cubieboard-um-pequeno-grande-computador/
      https://www.techenet.com/2012/09/raspberry-pi-modo-turbo-permite-uma-melhoria-ate-50/

      Espero lhe ter sido útil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *