Gadgets, Mobile

Google actualiza Sandbox do Chrome para Android


A segurança nas plataformas móveis são cada vez mais um alvo de preocupação dos principais fabricantes de software. O facto de cada vez mais os utilizadores utilizarem smartphones e tablets, significa que gradualmente este mercado será mais atractivo para novas ameaças.

A Google lançou uma nova versão do Google Chrome para Android com melhorias importantes no campo de segurança. Esta nova versão inclui melhorias importantes na tecnologia de Sandbox que o Chrome utiliza quer no seu browser de desktop quer na sua nova versão móvel. Esta tecnologia consiste em executar os vários componentes do browser numa caixa isolada (sandbox) com rigorosas assumpções de segurança. Este isolamento dos processos/ componentes do Chrome não permite que os mesmos acedam a componentes de sistema críticos.

Esta tecnologia pioneira nos browsers fez com que actualmente o Chrome seja talvez o browser mais seguro e difícil de ser explorado por hackers. Em especial estas novas correcções permitem restringir os recursos consumidos por versões móveis de sites que tenham comportamento malicioso, de modo a não terem um impacto geral no browser. Esta nova adição é tornada possível não só devido à arquitectura de multi-processo do Chrome mas também graças à tecnologia de isolamento Android User ID.

Infelizmente esta nova adição apenas estará disponível para utilizadores do Android 4.1 (jellybean). Contudo a Google corrigiu uma quantidade elevada de problemas desde a versão anterior. Estas correcções estão também disponíveis para a versão 4.0 (Ice Cream Sandwich)

Aproveite e mantenha o seu browser actualizado.

Download: Google Chrome (Android 4.0+)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *