Gadgets, Mobile, Software, Tecnologia

QuickPic – a melhor galeria para Android


A diversidade de aplicações existentes para Android é imensa. Aliás através de uma pequena pesquisa na Play Store facilmente encontramos aplicações que são óptimas substitutas das aplicações que vêm instaladas de fábrica. Se não está satisfeito com a sua aplicação de galeria de imagens, então depois de experimentar a nossa sugestão não terá que mais preocupações.

Nunca teve a sensação que a galeria que vinha com o Android Gingerbread deixava muito a desejar? De facto aquele efeito 3D introduzido pela Cooliris na navegação desta aplicação distraía o utilizador de fazer uma gestão prática das suas imagens. Felizmente a partir da versão 4.0 a Google percebeu as limitações desta aplicação e evolui-a para ser menos exuberante e mais prática. Apesar das melhorias a galeria do Android na sua versão actual ainda está longe de ser perfeita já que possui uma interface muito simplista com poucas opções de configuração.

Se juntarmos a isto o hábito que os fabricantes OEM têm de mudar o aspecto e personalizarem exaustivamente muitas aplicações nativas do Android, sendo a aplicação de galeria uma delas, existem algumas razões para para começar a procurar uma aplicação alternativa.

O QuickPic surge como provavelmente a melhor aplicação de galeria presente na Play Store. Este aplicativo consegue aliar, ao mesmo tempo simplicidade,rapidez e personalização. É logo à partida personalizável, devido a lhe permitir configurar o modo de visualização dos seus álbuns. Pode escolher entre o modo de galeria, Galeria (grade), Galeria (Lista) e modo Explorar. O carregamento das imagens e o scroll pelas imagens é ultra rápido derivado dos leves recursos que este aplicativo necessita.

E por falar em scroll, o utilizador tem a flexibilidade de escolher como pretende navegar pelas suas imagens. Possui dois modos, o Scroll vertical onde o utilizador realiza o scroll de cima para baixo ou vice versa como acontecia para visualizar conteúdo na versão Gingerbread ou anterior do Android. No modo de Scroll horizontal o QuickPic replica o comportamento do Android 4.0 ou superior, em que para ver as imagens tem de fazer scroll da direita para esquerda (ou de modo invertido).

Além de navegar/visualizar as suas fotografias de forma explícita (uma a uma), pode escolher o modo de visualização em slide, permitindo que o QuickPic passe as suas fotografias automaticamente utilizando uma leve transição (como estivesse a ver uma moldura digital). Esta aplicação permite-lhe ainda algumas funcionalidades mais avançadas, como por exemplo a opção de ocultar um ou mais álbuns de imagens. O QuickPic permite ainda que rode de forma fácil as imagens, ou aplique sobre as imagens operações de manipulação básicas como seleccionar imagens em bloco, copiar e/ou eliminar .

Terá acesso às opções de partilha que já se habituou a ter na aplicação de galeria normal, pode partilhar imagens por gmail, blueetooth, ou facebook (no caso de ter instalado a aplicação de Android).
Damos especial destaque a três pormenores que gostámos de forma particular no Quickpic. O primeiro prende-se pela interface bastante arrumada e em conformidade com as linhas orientadoras do Holo UI (interface com elementos azuis e negros), que foi introduzida na versão do Android 4.0. Outro dos pormenores é que esta ferramenta faz parte de um leque de aplicações na Play Store, que se ajustam de forma adequada ao seu ecrã.

Isto significa que se tiver um smartphone e dependendo sempre da dimensão do ecrã irá ver um número limitado de pré-visualizações de imagens de cada vez. Se pelo contrário tiver um tablet a aplicação ajusta-se para lhe mostrar um número maior de pré-visualizações.

Finalmente o terceiro trunfo do Quickpic prende-se pelos baixo requisitos ao nível dos recursos. Isto significa que mais do que ser uma aplicação pequena, baseado nos testes que realizámos o Quickpic consegue-se assumir como uma aplicação de galeria ainda mais rápida que a galeria nativa do Android.

A instalação do QuickPic não irá sobrepor a sua aplicação de galeria que vem incluída no seu Android, por esta razão aconselhamos que o experimente. Se não estiver satisfeito com a sua galeria actual, temos a certeza que a sua procura por um substituto terminou.

Site Oficial: Alen Software
Sistema Operativo: Android 2.0 ou superior
Download: QuickPic 2.4.3 [388kb]


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *