img_steambp_01 Imagem & som, Sistemas Operativos, Software, Tecnologia

Valve anuncia Steam Big Picture


O Steam é a maior plataforma de videojogos disponível para PC. Nesta loja virtual encontram-se disponíveis para venda alguns dos melhores títulos para Windows, Mac e brevemente Linux. Mas a Valve pretende expandir o seu modelo de negócio para o entretenimento em casa, e nesse sentido deu um passo bastante importante ao criar o Steam Big Picture.

A Valve anunciou um update bastante importante para a sua plataforma Steam. Uma nova versão designada Steam Big Picture, irá fazer as delícias dos adeptos de entretenimento na sala de estar. A ideia do Steam Big Picture é simples, permite ao utilizador da plataforma Steam, ter acesso a uma versão do Steam adaptada ao grande ecrã, depois de instalar a plataforma no seu PC e o ligar à sua televisão através de um cabo HDMI.

Isto significa que poderá encontrar um layout menos complexo e mais leve, com texto bastante claro, e menús simples de navegar, para que possa interagir de qualquer distância com o Steam Big Picture. Um dos atractivos é que esta plataforma estará preparada para utilizar tanto um comando tradicional de consola / um simples joystick ou os tradicionais meios de entrada (teclado e rato).

Além da loja embutida que já se habituou a ver no Steam tradicional terá também acesso à Steam Community. Em adição quaisquer ficheiros guardados na cloud da Valve, conteúdo do Steam Workshop e outras preferências do utilizador estarão também disponíveis nesta nova interface.

Além dos serviços que os utilizadores estão habituados a usar no Steam tradicional, a versão Big Picture trás uma adição curiosa. A Valve desenvolveu um novo browser optimizado em especial para televisões e comandos para jogos. O browser está integrado em todo o sistema permitindo ser chamado a qualquer altura. A interacção com o browser tem também uma inovação, a introdução de comandos virtuais em forma de flor (denominado “Daisywheel”), que segundo a Valve permite uma experiência de escrita optimizada para as televisões.

Há quem diga que este será o primeiro passo para a Valve se lançar no mercado de entretenimento doméstico com a introdução de uma nova consola, acompanhada de revolucionários periféricos de controlo para jogos. Se assim for, a jogada da empresa é bastante inteligente em apostar no “Big Picture”, como produto cobaia para avaliar qual o caminho a seguir no futuro. O Steam Big Picture, está disponível numa primeira fase em beta para Windows, e poderá ser descarregado em baixo. A versão para Mac, será lançada posteriormente e teremos que esperar se o Big Picture também chega a Linux. Via kotaku

Site oficial: Steam Big Picture
Download: Steam for Windows [1.5 MB]


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>