Notícias, Tecnologia

AMD apresenta Z-60 ‘Hondo’ APU para tablets com Windows 8


As notícias nos últimos tempos dão conta que a Intel quer ter uma palavra a dizer no formato de tablets. Neste contexto o Windows 8 é uma oportunidade de ouro não só para a Microsoft mas também para a Intel. Mas será que se trata de outro casamento por conveniência que dominou por muitos anos os computadores pessoais?

A AMD anunciou o seu novo SoC para tablets o AMD APU Z-60, destinado a competir com a nova gama de chipsets Atom Clover Trail da Intel e os equivalentes chipsets da ARM presentes na maioria dos tablets actuais. O AMD Z-60 possui uma capacidade energética térmica, TDP (thermal design power) de 4.5W, o que significa que se trata do menor consumo de energia em toda a linha de processadores da AMD.

O Z-60 inclui uma unidade de processamento central dual-core de 1GHz com 1MB de cache L2, e um processador gráfico Radeon HD 6250 com 80 núcleos. Para se ter uma maior noção da capacidade de processamento gráfico a AMD refere que o Z-60 tem uma performance entre 5 a 6 vezes superior quando comparada com a última geração de chips Atom da Intel. Isto significa que o processador é capaz de aguentar o jogo “tiro neles” Call of Duty: Modern Warfare 2 a 30 frames por segundo e com uma resolução de 1024 x 768. Só o facto de conseguir executar este jogo é por si só um “feito”, devido aos seus requisitos elevados de hardware.

O protótipo de referência de um tablet AMD é baseado no APU Z-60 sendo adicionalmente complementado com 2GB de memória RAM DDR3, e uma bateria de 30Whr com o Windows 8. Neste tipo de configuração, a AMD garante que suporta uma autonomia até 8 horas de navegação ou 6 horas de reprodução de um vídeo de 720p H.264 em “loop” e com o brilho do ecrã ajustado para 60 unidades.

O tablet com o Z-60 em modo de trabalho constante consegue até 10 horas de autonomia. A AMD já está a fornecer os novos chips aos seus parceiros OEM e espera-se que os primeiros dispositivos com o Z-60 cheguem antes de final do ano de 2012 aos principais mercados. Não existe contudo nenhum preço de referencia relativamente a quanto irá custar um tablet com o Z-60.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *